Os 4 melhores plugins e widgets para blogs WordPress

Os 4 melhores plugins e widgets para blogs WordPress

3 Flares 3 Flares ×

O WordPress é considerada a melhor e mais completa plataforma para blogs, apesar de também permitir o desenvolvimento de sites e até mesmo portais. Devido a isto, é fácil encontrar diversos temas (ou templates) para dar “cara” ao seu blog corporativo com personalização de cores e imagens, dentre outros diversos recursos. Além disso, a plataforma possui um CMS (Content Management System ou, em tradução para o português, sistema de gerenciamento de conteúdo), fundamental para lhe proporcionar autonomia no gerenciamento de suas publicações sem a necessidade de entender sobre códigos de programação. Por ser a plataforma mais utilizada no mundo, o WordPress possui uma enorme diversidade de plugins e widgets para complementar o seu blog, encontrados em diversos market places direcionados ao assunto. Estes recursos com nomes “esquisitos”, são fundamentais para explorar tudo o que os blogs podem proporcionar para o sucesso de sua estratégia. Para ajudá-lo nesta tarefa, selecionamos os 4 melhores plugins e widgets para o seu blog em WordPress. Confira e instale-os o quanto antes!

W3 Total Cache

A experiência de sua audiência ao ler seu blog deve ser agradável. Isso fará com que ele retorne, assine o seu feed de notícias, newsletter e acompanhe seu conteúdo em todos os canais disponíveis. Por isso, usabilidade deve ser o seu foco. Neste contexto também englobamos a questão da agilidade da navegação, como o tempo para o carregamento de páginas. E é exatamente para isto que o W3 Total Cache será útil em seu blog corporativo. O melhor de tudo: ele é gratuito!

Google Analytics for WordPress

Aparentemente este plugin é desnecessário, afinal, basta configurar o seu blog no próprio Analytics para extrair os dados e informações para o acompanhamento dos trabalhos, certo? Errado! O Google Analytics for WordPress (by Yoast) não tem apenas a função de instalar a ferramenta, mas uma enorme posibilidade de trackear diversos itens em seu blog. Dentre eles podemos citar:

  • Desconsiderar os dados de acesso do usuário “admin” (seus acessos), o que traz número de tráfego mais reais, visto que você deve acessar o seu blog constantemente para acompanhar como ele está;
  • Trackear o download de arquivos em extensões diversas, como .doc, .xls, .pdf, dentre outros;
  • Trackear todos os links externos inseridos em suas publicações.

As vantagens não param por aí. Além de outras possibilidades de tracking, o plugin é totalmente gratuito!

Flare

As redes sociais possuem um papel fundamental para a divulgação do conteúdo produzido em seu blog, auxiliando na geração de tráfego para o seu site/blog. Por isso, é de extrema importância que você tenha plugins sociais com possibilidades abrangentes. O Flare, por exemplo, permite que você insira os símbolos com respectivos links de acesso ou compartilhamento tanto no topo, quanto nas laterais ou ao final do conteúdo – você pode escolher uma, duas ou todas as opções! A boa notícia é que ele também é gratuito.

Contact Form 7

Todo blog precisa de um formulário de contato. Afinal, mesmo que você permita a interação através dos comentários, alguns contatos preferem fazê-lo de forma restrita. Por isso, o Contact Form 7 é um excelente plugin para criar um formulário de contato de forma rápida, ágil e gratuita. Assim você gera leads e propicia até mesmo contato para negócios.

E você, já utiliza algum destes plugins ou widgets para o seu blog WordPress? Conhece algum outro que considera fundamental para a sua estratégia ou que fez toda a diferença em seu blog? Complemente nossa lista!

3 Flares Twitter 2 Facebook 1 Google+ 0 3 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + onze =