Conheça 9 razões para escolher o WordPress para seu próximo site

Conheça 9 razões para escolher o WordPress para seu próximo site

21 Flares 21 Flares ×

A tecnologia serve para facilitar o trabalho das pessoas. Simples assim. Dessa forma, é mais que esperado que o processo desde a criação até a manutenção de sites fique cada vez mais acessível. Antigamente, desenvolver e manter uma página na internet era uma tarefa que demandava muito tempo e recursos, o que acabava tornando esse projeto bem restrito.

No entanto, com a criação do WordPress — hoje parâmetro mundial no que se refere a ferramentas de construção e manutenção de sites —, esse trabalho ficou muito mais acessível e barato.
Quer saber por que você deve escolher o WordPress para seu próximo site? Então confira agora mesmo 9 ótimas razões:

Gratuidade

O WordPress é gratuito e está disponível para download em seu site oficial em uma variedade de idiomas. Para utilizar o software, basta ter um domínio registrado e adquirir um pacote de hospedagem. O download da plataforma em português do Brasil pode ser feito por meio do site WordPress.org .

Instalação rápida

A instalação é rápida e fácil: basta configurar o arquivo PHP de opções com os parâmetros do seu servidor e fazer o upload de tudo para a raiz do seu domínio. A partir daí, o processo de instalação ocorre direto no navegador, quando será possível configurar o que for necessário para colocar o site no ar.
A maioria dos serviços de hospedagem oferecem ferramentas para instalar o WordPress automaticamente para você, como Softaculous.

Clique aqui e veja como é fácil instalar via Softaculous o WordPress na sua conta de hospedagem.

Acessível ao usuário médio

Apesar de contar com muitos recursos avançados, o WordPress pode ser facilmente utilizado por usuários médios, sem muitos conhecimentos sobre aplicações web e manutenção de sites. Por conta disso, é possível ter uma equipe de redatores usando o WordPress diariamente sem precisar interagir com recursos complexos. Ao administrador, isso significa um ganho de horas preciosas em seus projetos, já que não precisará auxiliar os usuários em relação à ferramenta a todo momento.

Base de conhecimentos

O WordPress é acessível a todo tipo de usuário, tanto àqueles com poucos conhecimentos como também àqueles que buscam mais da ferramenta — e, para esses, o Codex é um recurso indispensável. Trata-se de uma completa base de conhecimentos sobre o WordPress mantida pela própria organização, onde estão reunidos diversos tópicos sobre a ferramenta, indo desde os recursos mais simples até os mais avançados. Além disso, por ser uma plataforma muito popular, o WordPress conta com uma comunidade on-line bem ativa em seus fóruns.

Foco no conteúdo

O WordPress foi criado para que as pessoas passem a se preocupar menos com a configuração de um site e mais com o seu conteúdo. Por isso não é preciso lidar com códigos nem tags. Além disso, o editor de texto do WordPress exibe o conteúdo exatamente da forma como ele vai ao ar, não sendo preciso se basear em suposições ou fazer vários testes para saber como o usuário final vai visualizá-lo. Também é bem fácil lidar com tabelas e manipular imagens a partir do editor de textos do WordPress.

Disponibilidade de layouts

Trata-se de outra vantagem decorrente da popularidade do WordPress: é bem fácil encontrar diversos layouts disponíveis para sites que rodam a plataforma — chamados de templates. O próprio WordPress já disponibiliza alguns temas gratuitos. Você também pode encontrar templates profissionais na internet — alguns gratuitos, outros pagos. Por ser um formato consolidado, muitos designers possuem facilidade para trabalhar de forma dedicada a layouts para WordPress.

Rica biblioteca de plugins

Assim como ocorre com os templates, o WordPress também conta com uma boa seleção de plugins, extensões úteis para as funcionalidades do seu site WordPress. Esses plugins permitem que se use vários recursos que não vêm automaticamente com a plataforma. Com eles, é possível criar formulários de contatos, galerias interativas de imagens, fazer backup do banco de dados, otimizar o conteúdo para SEO, integrar o site com as redes sociais e muito mais.

Otimização para Motores de Busca

Outro benefício do WordPress é a otimização de suas características para os buscadores on-line, como as URLs estáticas (denominadas permalinks) e o sistema (Ping) que possibilita a notificação das modificações do blog. Assim, qualquer gestor pode obter resultados mais satisfatórios usando um blog na plataforma WordPress.

Constantemente atualizado

Além de ter uma boa base de suporte em seu site, o WordPress também é atualizado com frequência para corrigir bugs e vulnerabilidades de segurança. E o processo de atualização é rápido, com todas as configurações salvas e recuperadas sem precisar de interações do usuário. Isso significa um ganho substancial de tempo de manutenção da plataforma.

Criar e manter um site na internet é essencial para a divulgação de um trabalho, de uma marca ou de uma empresa. Antigamente era preciso gastar muito com softwares e profissionais para isso, mas hoje em dia, graças ao WordPress, esse procedimento está facilitado e otimizado. Assim, sobra tempo para se pensar em conteúdo inovador para atrair visitantes e atingir os seus objetivos no meio digital! Não parece promissor?

Agora comente aqui e nos conte que tipo de site você pretende construir com a ajuda do WordPress! Compartilhe seus planos e suas impressões conosco!

21 Flares Twitter 1 Facebook 20 Google+ 0 21 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − 6 =