4 dicas para escolher o template ideal para o seu blog no WordPress

4 dicas para escolher o template ideal para o seu blog no WordPress

6 Flares 6 Flares ×

Quando se tem muitas opções, acaba ficando difícil escolher qual o melhor template para criar o seu blog, não é verdade? E isso acontece, em especial, no WordPress, com opções free e pagas, oferecendo recursos que você sequer imagina que existam e mil e uma possibilidades de customização para criar um blog com a sua cara.

Mas é possível determinar alguns parâmetros para se realizar uma ótima escolha, podendo, assim, manter o mesmo template por muito tempo, criando apenas algumas otimizações para que seus visitantes se sintam cada vez mais em casa. Ficou curioso para saber quais são esses parâmetros? Então confira:

Qual é seu objetivo com um blog no WordPress?

Seu blog é pessoal, tem algum intuito comercial ou é corporativo? O que você pretende ao criar um blog? Interagir com as pessoas na internet, promover a sua marca ou criar um diário pessoal?

Como você pode ver, é possível ficar indeciso logo na primeira pergunta. Porém, tendo seus objetivos bem definidos e fundamentados, você passa a ser capaz de escolher com maior segurança o template que mais tenha a ver com a sua iniciativa, passando credibilidade e confiança para os seus leitores, mesmo que seja um site gratuito.

Para quem você escreve?

Se estamos falando de blogs, estamos falando de conteúdo. E conteúdo sempre tem um leitor, não é mesmo? Então responda: quem é o seu leitor? Quais são seus gostos e suas preferências? O que ele busca na internet? Você consegue oferecer conteúdo de valor para essa pessoa?

Determine o perfil do seu leitor para selecionar o template mais amigável especialmente para ele, decidindo-se pela alternativa que vai motivá-lo a permanecer por mais tempo lendo seus conteúdos. Se seu público é jovem, por exemplo, você pode utilizar um template mais moderno e dinâmico. Já se o seu público é de executivos, um template mais formal terá maior chance de sucesso.

De que tipo de recursos você precisa?

Alguns blogs são bastante simples, compostos apenas por textos na parte central e alguns itens nas barras laterais — como histórico de posts, perfil do blogueiro e assim por diante. Mas se você pretende criar um blog profissional, pode ser que necessite de outros recursos, como gateways de pagamento e campos para fóruns e discussões, por exemplo.

Antes de escolher o template ideal para seu blog WordPress, faça um briefing de tudo o que você vai precisar e vá direto nos templates que ofereçam essas soluções. Só esse filtro já vai eliminar diversas possibilidades que não o atenderiam e facilitar bastante o trabalho!

Qual o nível de personalização desse template?

Se você opta por um template gratuito e não faz absolutamente nenhuma modificação em sua estrutura, certamente terá outras centenas de pessoas usando exatamente o mesmo template que você, o que acaba desacreditando sua iniciativa.

Para não correr esse risco, opte por templates que possam ser customizados, visando criar um blog que seja o reflexo da alma do seu negócio!

Abaixo você poderá conferir alguns sites que vendem templates para WordPress:

 

Agora comente aqui e nos conte se ainda ficou alguma dúvida ou se tem sugestões a dar! Compartilhe seus questionamentos e suas dicas conosco! Participe!

6 Flares Twitter 2 Facebook 4 Google+ 0 6 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − oito =