Criando um blog profissional: como divulgar e lançar seu blog

Criando um blog profissional: como divulgar e lançar seu blog

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Você tem ouvido muita gente dizer que manter um blog profissional é essencial para seu negócio, mas não sabe muito bem como lançá-lo na internet? Pois no post de hoje vamos ensinar algumas estratégias simples e de fácil aplicação para divulgar seu blog profissional e atrair a atenção do público com uma das melhores técnicas de captação e retenção de clientes: o marketing de conteúdo.

Como o blog é a principal plataforma de compartilhamento de conteúdo que sua empresa tem, antes de pensar em sua efetiva divulgação, não se esqueça de escolher uma plataforma para hospedá-lo e também de registrar um domínio próprio. Então agora vamos ao assunto que realmente o trouxe até aqui:

Construa sua autoridade na rede

Para que seu blog seja um sucesso, você precisa construir autoridade na rede, ou seja, demonstrar para as pessoas que você realmente sabe do que está falando. Mas como fazer isso? Simples: participando de grupos e discussão e debates na internet, comentando em outros blogs e artigos da sua área, indo a eventos do setor e estabelecendo boas conexões profissionais nas redes sociais. Quanto mais você mostrar seu conhecimento na internet, mais facilmente as pessoas desenvolverão confiança em você, ajudando voluntariamente a divulgar seu blog profissional.

Ofereça conteúdo exclusivo

A verdade é que muitas das pesquisas realizadas na internet são feitas para obter informações sobre produtos e serviços. E se essas informações estiverem no seu blog profissional? Assim, as pessoas obviamente chegarão até você com mais facilidade, conhecendo sua empresa e suas soluções, de forma a gerar maior visibilidade para sua iniciativa de marketing de conteúdo. Além disso, se você oferecer materiais inéditos gratuitamente — como e-books, whitepapers e infográficos, dentre outros —, tem a possibilidade de converter seus visitantes em leads, podendo se relacionar com eles por outros canais. Aí o e-mail marketing chega como uma ótima solução, por exemplo.

Invista em otimização

Otimizar seu conteúdo para os mecanismos de busca é a melhor forma de ganhar um bom posicionamento nos resultados de pesquisas orgânicas. Quando você investe em SEO, seu blog profissional é encontrado com mais facilidade pelos internautas, fazendo com que sua audiência cresça ainda mais. E isso gera cada vez mais tráfego para seu blog.

Atualize seu blog profissional

O marketing de conteúdo é uma estratégia de longo prazo que surte resultados simplesmente surpreendentes, desde que você não perca o pique no meio do caminho. Assim, o fato é que empresas que realmente investem em um blog profissional têm muito mais links externos direcionando para o site, o que gera muito mais visibilidade na web. Portanto, o segredo é nunca deixar de postar conteúdo de qualidade ao menos uma vez por semana!

Aproveite o potencial das redes sociais

As redes sociais são verdadeiras maravilhas quando o assunto é divulgar e lançar um blog profissional. Como nessas plataformas as pessoas estão altamente envolvidas e interessadas em interagir, procure compartilhar posts em suas páginas e seus perfis, convidando as pessoas a lerem os conteúdos exclusivos preparados por você, direcionando, assim, o tráfego para seu blog.

Dê a devida atenção às dúvidas

Quando surge uma dúvida, a primeira coisa que um usuário da internet faz é buscar as respostas na web, o que se constitui em uma grande oportunidade para você divulgar seu blog profissional. Busque sites como o Yahoo Respostas e tire dúvidas de seus potenciais clientes sem esquecer de deixar um convite para que as pessoas acessem seu blog e explorem outros conteúdos.

Busque parcerias

Ter parceiros na internet também pode trazer muitos benefícios para a divulgação do seu blog profissional. Para tanto, encontre sites e blogs afins à área do seu negócio e proponha uma troca de favores — como links para conteúdos relevantes, anúncios e até guest posts. Dessa forma, além de acrescentar relevância para seu blog nos mecanismos de busca, você contribui para formar a sua reputação on-line.

E então, pronto para colocar seu blog profissional na rota dos seus clientes? Então não deixe de conferir também 4 dicas para melhorar seu posicionamento no Google!

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