8 dicas para a mudança de plataforma de hospedagem

8 dicas para a mudança de plataforma de hospedagem

0 Flares 0 Flares ×

Contar com um serviço especializado em hospedagem de sites atualmente é imprescindível para qualquer negócio. Assim, se por algum motivo você vem percebendo que o serviço contratado não acompanha o crescimento do seu site ou se você simplesmente está insatisfeito com sua plataforma, talvez seja a hora de implementar mudanças. Porém, o processo de mudança de plataforma de hospedagem precisa ser feito com cuidado e da forma correta. Não sabe nem por onde começar? Então acompanhe agora mesmo as dicas que separamos no post de hoje para essa mudança ocorrer com a devida segurança! Vamos lá?

Organização do domínio

Por mais básico que possa parecer, algumas empresas não possuem um bom controle sobre seu domínio, o que inclui até a falta de uma senha para o registro ou mesmo a propriedade sobre ele. Por isso, ao mudar sua plataforma de hospedagem, garanta que está tudo certinho com seu domínio, uma vez que você precisará ter acesso ao  área de edição de DNS do domínio.

Certificados de segurança

Se seu site já possui certificados de segurança, será preciso transferir esses certificados para a nova plataforma. Mas por mais que o processo seja bem simples, é preciso verificar se o certificado é compatível com o novo servidor.

Migração dos dados

É preciso exportar e-mails, banco de dados e dados em geral do seu site para o novo servidor. Nesse momento, questione seu novo servidor sobre o processo de transferência/migração. Lembre-se de que qualquer informação perdida pelo meio do caminho pode prejudicar vendas em andamento e até o funcionamento geral do site.

Aqui na HostBits nossa equipe técnica cuida de toda a migração de dados sem nenhum custo adicional se você optar por transferir a hospedagem do seu site conosco! Assim todos os dados das suas páginas estarão seguros e seu site continuará rodando com todas as funcionalidades em dia, sem percalços indesejados.

Trabalho de SEO

Se seu website já conta com um bom trabalho de SEO, não deixe os resultados se perderem com a mudança de plataforma! Assim, será preciso garantir que o novo serviço gerará URLs iguais às antigas, além de você poder ajustar futuramente tanto os títulos das páginas quanto as URLs. Caso seja necessário, é possível configurar um redirecionamento dos endereços — chamado de redirecionamento 301 — sempre que alguém tentar acessar uma página antiga. Dessa forma, o redirecionamento leva à URL nova, não perdendo a visita.

Contas de e-mails

Para que todas as suas mensagens fiquem devidamente salvas e as contas organizadas, é importante conferir se todas as suas contas de e-mails e os formulários de coleta de endereços do seu site estão funcionando. Aproveite o momento para colocar ordem nesse quesito também!

Segurança por testes

Antes de finalizar a passagem, assegure-se de que testou tudo! Passe por todas as divisões do site, preencha formulários de teste, acesse páginas antigas e até realize uma compra. É preciso se certificar de que tudo está funcional, porque caso existam problemas, eles poderão ser resolvidos prontamente, antes mesmo da transferência total para a nova plataforma de hospedagem.

Backups periódicos

De toda forma, não custa nada ter um plano B, não concorda? Por isso, faça backups periódicos do conteúdo do seu site, com a intenção de minimizar a probabilidade de perda de dados caso ocorra algum imprevisto na transição.

Horário da transferência

O ideal é finalizar a mudança de plataforma de hospedagem no período em que se tem menos visitas. Por isso, procure realizá-la de madrugada. Uma dica valiosa é diminuir o  valor do TTL no seu registro DNS. Assim a propagação das DNS ocorrerá de mais rápida e seus usuários não correm o risco de visitar o site antigo após a transição.

Agora que você já sabe como transferir os dados do seu site para uma nova hospedagem com a devida segurança, que tal conhecer um serviço de hospedagem completo e confiável? Fale conosco! E se deseja ficar por dentro das melhores dicas para seu site, assine nosso feed de notícias e receba tudo em tempo real!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − 2 =