6 dicas de etiqueta ao utilizar e-mail corporativo

6 dicas de etiqueta ao utilizar e-mail corporativo

0 Flares 0 Flares ×

Você já ouviu falar em netiqueta? O termo se refere às regras de etiqueta que devem ser observadas na internet, sobretudo quando falamos nas conversas realizadas por meio de um e-mail corporativo.

Ao escrever um e-mail de forma correta e elegante, tanto a empresa como o profissional que a representa passam uma imagem de maior seriedade, elegância e profissionalismo da organização. Por esse motivo, elaboramos uma lista com 6 dicas de etiqueta ao utilizar e-mail corporativo. Confira!

1 – Use o português corretamente

Evitar os erros de ortografia e gramática é fundamental para a etiqueta em e-mails corporativos. Por isso, é importante sempre revisar um texto antes de enviá-lo, corrigindo possíveis erros que possam ter sido cometidos por engano.

Outra dica interessante é sempre contar com um dicionário online salvo nos favoritos do seu navegador, assim você sempre poderá tirar dúvidas sobre a forma como uma palavra é escrita, de maneira prática e rápida.

2 – Seja objetivo e educado

Os e-mails devem ser escritos de forma objetiva e com informações breves e precisas. Além disso, também é muito importante manter sempre a boa educação, por mais que você esteja nervoso ou chateado com o destinatário.

A boa educação também cabe no fechamento do texto ou assinatura de e-mail, que pode conter palavras como “atenciosamente”, “cordialmente”, entre outras.

3 – Evite gírias ou regionalismos

Em um mundo globalizado, é bastante comum que as empresas precisem se comunicar por e-mail com pessoas e empresas de diversas localidades do Brasil e até mesmo de outros países.

Por isso, o uso de gírias ou expressões locais deve ser evitado, pois como nosso país tem uma diversidade cultural muito grande, uma gíria comum em um estado pode não ser conhecida em outro. Além disso, um texto livre desse tipo de expressões é muito mais profissional.

4 – Não utilize o e-mail da empresa para trocas pessoais

O e-mail da empresa não é a plataforma adequada para trocas pessoais, como mensagens entre amigos ou familiares. Lembre-se que você está representando uma empresa e por isso o uso do e-mail precisa ser extremamente profissional.

Para suas trocas pessoais, recomenda-se a criação de um outro e-mail, no qual não haja referências a sua ocupação profissional.

5 – Evite utilizar a ferramenta “responder a todos”, a não ser que necessário

Em empresas é comum que o setor de RH ou de comunicação interna utilize o e-mail para enviar comunicados que são de interesse de todos os colaboradores da organização. Em casos assim, geralmente são criadas listas para que o e-mail seja enviado ao mesmo tempo para vários destinatários.

É importante, portanto, ter o cuidado de não responder a todos quando for retornar esse tipo de mensagem, a menos que o que você tem a dizer realmente seja de interesse de todo o grupo. Caso contrário, o e-mail deve ser respondido apenas ao remente.

6 – Não escreva em caixa alta

Na internet, escrever em caixa alta, ou seja, com letras maiúsculas, pode dar a entender que você está nervoso ou gritando. Portanto, para evitar dúbias interpretações do seu texto, o melhor é evitar esse tipo de escrita.

Seguindo essas dicas de como escrever um e-mail corporativo, certamente você terá ainda mais reconhecimento profissional. E, no caso de ter ficado com dúvidas ou ter outras sugestões de netiqueta, deixe um comentário no espaço abaixo.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + dezenove =