Aprenda como configurar a Plataforma WordPress em 5 passos!

Aprenda como configurar a Plataforma WordPress em 5 passos!

0 Flares 0 Flares ×

Quer criar um blog, um portal ou até mesmo uma loja online? Uma das ferramentas mais usadas para isso é a plataforma WordPress. Para começar a usá-la, é preciso configurá-la para que fique com a sua cara. Vem com a gente que ensinamos a fazer esse processo.

1. Hospedagem, domínio e instalação

Para começar, há duas formas de ter seu blog ou site no ar: na própria plataforma WordPress (você entra pelo site WordPress, com seu login e senha, e o administra por ali mesmo) ou instalado em um servidor separado. No primeiro caso, não é preciso fazer nada, mas se optar por transferi-lo para outro lugar, há alguns passos a executar.

Na segunda opção, vai ser preciso contratar um serviço de hospedagem e escolher um domínio (endereço do site). Dê preferência a extensões conhecidas (.com, .com.br e similares). Quando seu site está instalado num servidor, é lá que o navegador busca o conteúdo quando necessário.

Depois de escolher hospedagem e domínio, é hora de instalar o WordPress:

1 – Instalando o WordPress automaticamente pelo painel de controle(Cpanel) da sua hospedagem com a HostBits:

Como instalar o wordpress via Softaculous na minha hospedagem

2 – Instalando o WordPress manualmente:

  • Faça o download em WordPress em Português do Brasil
  • Transfira: no painel de administração da hospedagem, encontre o gerenciador de arquivos, faça o upload e extraia o WordPress
  • Crie um banco de dados: na opção de banco de dados do painel de administração da hospedagem, crie um banco de dados, um usuário e uma senha. Em seguida, adicione um banco de dados com todas as permissões
  • Conecte o WordPress ao banco de dados: em uma nova janela, abra o site e navegue até a página onde vai preencher os dados do banco de dados
  • Dê nome ao site, crie um usuário, uma senha, um endereço de email e opte ou não por indexar o site pelos motores de busca

2. Aparência

Bom conteúdo é fundamental, mas um layout agradável e atraente também tem seu valor. Assim, definir o tema a ser usado é uma etapa importante que requer atenção especial. Uma dica é testar os templates disponíveis até encontrar o que melhor traduz o perfil do seu site. Lembre-se: esse layout é que vai atrair (ou não) seus leitores.

Os temas padrão do WordPress podem ser encontrados à esquerda, no painel de administração, no menu Personalizar > Temas. Você pode escolher um dos disponíveis, buscar novos ou fazer o upload de um tema personalizado. Para refinar a busca de opções, vá até Personalizar > Temas e faça a busca usando os filtros.

Dica: quem conhece HTML e CSS pode até modificar um tema já existente ou criar um totalmente novo.

3. Altere o título e a descrição

Quando um blog é criado na plataforma WordPress, ele vem com a frase padrão ‘Só mais um site WordPress’. Nesse espaço, é possível escrever o objetivo do blog. Vá até o painel de administração, à esquerda, em Configurar > Configurações > Geral e altere o Título do site e o Resumo do site. Lembre de adicionar uma descrição que fala com a sua audiência.

4. Opções de leitura

Definir como será página inicial do seu blog ou site significa escolher entre uma opção estática ou dinâmica (que muda conforme os posts forem publicados, por exemplo). Quando selecionar o tema, você pode escolher também quantos posts aparecem em cada página e se prefere mostrar um resumo ou o texto completo de cada um deles.

Sempre que quiser alterar essas configurações, vá ao painel de administração do WordPress, à esquerda, e selecione Configurar > Configurações > Escrita.

5. Plugins

Existem muitos plugins que otimizam o funcionamento de um blog. A instalação e a ativação de plugins pode ser feita, à esquerda, no painel de administração do WordPress, em Configurar > Plugins. Alguns plugins indispensáveis são:

  • Cache: auxilia no carregamento do site (cria páginas estáticas, o que reduz o consumo de recursos)
  • Anti-spam: combater o spam é cada vez mais necessário. Um plug-in de captcha (código que deve ser digitado pelo usuário) aliado ao Askimet (que evita spam em comentários) vão ajudar nessa tarefa.
  • SEO: plugin essencial em qualquer blog.

Gostou dessas dicas para configuração da plataforma WordPress? A gente tem muitas outras! Assine nossa newsletter e fique sempre por dentro das novidades.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 5 =