Host: o que é?

Host: o que é?

0 Flares 0 Flares ×

Marcar presença na internet é obrigatório para uma empresa que deseja crescer. E não se trata apenas de ter um rosto, um site pensado para atrair novos clientes precisa ter uma experiência de uso atraente e conteúdo para criar uma relação emocional com o seu público.

Para que sua página tenha tudo isso, você vai precisar de um host. E para te ajudar, nós preparamos um guia rápido para entender o que é e como funciona a hospedagem de sites: 

O que é um host?

Um host, ou hospedeiro em português, é qualquer computador ligado através de um protocolo de internet, o IP, que guarde dados e arquivos. No caso de um site, é o servidor de hospedagem que armazenará tudo que ele precisa para ser acessado.

Como funciona um host?

Imagine que você criou seu site e quer que ele está todo guardado em um computador da empresa. Para que suas páginas sejam acessadas e visualizadas por qualquer pessoa, esta máquina teria que estar ligada 24 horas por dia e aguentar o tráfego de milhares de pessoas simultaneamente trocando arquivos com ela.

Pois é, este computador não aguentaria. É por isso que existem os hosts. Servidores de hospedagem mantêm todos os arquivos necessários para disponibilizar seu website em sua estrutura de máquinas preparadas para um grande tráfego de acesso. O valor do investimento começa baixo e será escalado apenas se você tiver necessidade. Veja o que você ganha com isso:

  • Segurança: Seu site fica protegido contra ataques e invasões, além de ter cópias e sistemas de redundância para que você não perca o seu site ou ele fique indisponível por muito tempo.
  • Flexibilidade: O custo deste tipo de serviço depende da sua demanda. Quando você precisar expandir seu negócio, o host estará pronto para aumentar o tráfego do seu site.
  • Suporte: Com um host, você não precisa se preocupar com questões técnicas de hospedagem. Serviços bons oferecem atendimento rápido e suporte eficiente para resolver qualquer problema.

Que tipos de host eu posso contratar?

Existem tipos diferentes de hospedagem. Não há escolha melhor ou pior neste caso, apenas aquela que se adapta melhor à sua necessidade. Veja quais são esses tipos:

Hospedagem compartilhada

Este é o modelo mais barato de host, uma solução não tão eficiente, mas talvez suficiente para quem está começando.

Neste modelo, um único servidor hospeda o site de vários clientes simultaneamente. Assim como estes clientes dividem o custo da máquina, suas páginas têm que dividir também os recursos.

Cloud Server

Cloud Server, ou servidor na nuvem, funciona de forma semelhante à hospedagem compartilhada, mas com uma grande vantagem: mesmo que estejam dividindo recursos, os sites hospedados desta maneira não interferem no tráfego um dos outros, tornando o desempenho geral mais estável.

Além disso, é um modelo feito para ser escalável, ou seja, se você precisar aumentar a capacidade de tráfego do site da sua empresa, isto será feito quase que imediatamente. O Cloud server se tornou a solução mais popular atualmente por ser uma forma barata e mais eficiente de manter a sua página.

Hospedagem dedicada

Este é o tipo de host mais caro e eficiente, indicado apenas para empresas que recebem mais de cem mil visitas por mês em seu site. Neste caso, a sua página não divide recursos com ninguém, o servidor é todo seu.

Desta forma, você ganha um site estável, personalizado e rápido de usar, mas terá que desembolsar uma grande quantia para manter tudo funcionando constantemente.

Independente do tipo de hospedagem que você escolher, o importante é que seu site tenha um host para que sua empresa tenha presença na internet e ofereça ao seu cliente uma experiência agradável.

Mas é claro que esta decisão não precisa ser feita sozinha. Serviços de hospedagem estão preparados para ouvir suas necessidades e indicar o melhor plano para manter seu site sempre funcionando.

Agora que você sabe o que é um host e quer contratar um para a sua empresa, você precisa decidir se é melhor investir em um serviço aqui do Brasil ou no exterior.

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 − 4 =