Servidores semidedicados: por que usá-los?

Servidores semidedicados: por que usá-los?

0 Flares 0 Flares ×

Para alavancar o crescimento e otimizar a lucratividade, é essencial que sua empresa marque presença no mundo virtual. Mas quando os empresários buscam soluções para hospedar seus sites, as opções são muitas e isso pode gerar dúvidas. Por exemplo, o que seria melhor para a empresa, um servidor semidedicado ou dedicado?

Os servidores dedicados são exclusivos para um único cliente. Se por um lado isso representa maior segurança, privacidade e independência, por outro lado pode significar um custo bem mais elevado. Em contrapartida, servidores semidedicados ou VPS (Servidor Virtual Privado, em português), são partilhados por diversos clientes, mas apresentam as mesmas vantagens dos servidores dedicados, e por um valor menor.

Entenda neste post as vantagens da hospedagem semidedicada e por que usá-la!

Mais economia

Esta é uma das principais vantagens dos servidores semidedicados: a relação custo-benefício. Como o valor do aluguel desse tipo de servidor é dividido entre vários clientes, o custo final sai mais em conta do que em um servidor dedicado. A empresa poderá contratar os recursos que mais se encaixam dentro de suas necessidades, tornando o preço acessível sem abrir mão da segurança e da liberdade.

Recursos do sistema dedicados

Esse quesito é importante ao escolher um servidor, pois o mau desempenho poderá acarretar em travamentos e lentidão no acesso dos usuários a seu site. No modelo compartilhado de servidores, a capacidade da máquina também é compartilhada, de modo que o uso excessivo de um cliente pode prejudicar o desempenho dos outros.

Por outro lado, nos servidores semidedicados, os recursos são dedicados na máquina. Isso permite que você use seus recursos até o limite, sem que isso prejudique outros clientes e vice-versa.

Vale ressaltar ainda a customização desses recursos. Caso algum deles esteja desatualizado ou ultrapassado, você poderá ser notificado para fazer a atualização, se desejar.

Liberdade de configuração e uso do sistema

Em servidores compartilhados, a liberdade de customização é muito limitada. Você acaba preso às configurações já estabelecidas, que serão utilizadas por todos os clientes. Entretanto, servidores semidedicados permitem a instalação de serviços e aplicações, o que pode agregar mais valor e desempenho que um servidor compartilhado.

Isso é possível graças à virtualização do servidor que permite o acesso do usuário ao root, ou seja, aos privilégios de administração da máquina. Deste modo, as configurações podem ser feitas de forma independente. O cliente pode, até mesmo, reiniciar a máquina para corrigir algum problema ou liberar mais memória.

Toda essa liberdade não será o menor problema, mesmo para usuários com pouco ou nenhum conhecimento técnico. Embora as características dependam da empresa que fornece o serviço, no geral, as companhias disponibilizam um servidor VPS com configurações iniciais pré-definidas e um painel de controle bem intuitivo para hospedar seu site com tranquilidade.

Privacidade e segurança no uso dos servidores semidedicados

Essas são duas das maiores preocupações quando se fala em servidores compartilhados. Partilhar o mesmo servidor físico e virtual pode trazer riscos à segurança dos dados e, consequentemente, à sua privacidade.

Nos servidores semidedicados ou VPS, por sua vez, o uso do seu site é privado. Embora vários clientes dividam um mesmo servidor físico, cada usuário tem seu próprio ambiente virtual com recursos e capacidades separadas. Ele oferece, assim, o mesmo nível de segurança e privacidade de um servidor dedicado, mas com um custo bem menor.

Quer você esteja pensando em mudar de plataforma de hospedagem, quer deseje abrir um site para a sua empresa, os servidores semidedicados podem ser a sua melhor escolha: garantem a segurança, a privacidade e a liberdade dos servidores dedicados, com o melhor custo-benefício.

Ainda ficou com dúvidas sobre as características vantajosas dos servidores semidedicados? Compartilhe nos comentários!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − três =