Qual a diferença entre domínio e hospedagem?

Qual a diferença entre domínio e hospedagem?

0 Flares 0 Flares ×

Empresário de verdade é antenado e gosta de saber um pouco de tudo, não é verdade? Conhecer as diversas áreas que envolvem o seu negócio é essencial para manter tudo em ordem e em perfeito funcionamento. Alguns assuntos técnicos, como os relacionados ao desenvolvimento do site de sua empresa e ao domínio e hospedagem não podem ficar de fora!

Nesse artigo vamos conhecer qual a diferença entre domínio e hospedagem para lhe ajudar a ficar mais bem informado! Continue conosco!

O que é um domínio?

Um domínio nada mais é do que um termo técnico que descreve o endereço de sua empresa na Internet, o famoso suaempresa.com.br. Esse endereço é o nome usado para que as pessoas possam encontrar o seu site na Internet através de um navegador web.

A escolha de um bom domínio

A escolha de um domínio é uma das tarefas mais importantes quando se está iniciando um negócio ou mesmo quando se opta por construir um novo site para a sua empresa ou para um novo produto.

A boa escolha de domínios interfere diretamente no ranqueamento de seu site nas buscas do Google e também na facilidade com que os usuários encontram a sua empresa na Internet. Usar nomes curtos e que remetam ao negócio de sua empresa é uma boa dica.

Como registrar um domínio?

A compra ou contratação de um domínio começa com uma pesquisa de disponibilidade. Depois de escolher e pensar bem no endereço, você agora precisa acessar o site de uma empresa ou órgão autorizado para verificar a disponibilidade e realizar o registro.

O registro de domínios é anual e você pode realizar o pagamento por 1 ano ou mais. garantindo assim a propriedade e presença de sua empresa na Internet.

Os domínios possuem diversas extensões, como os nacionais terminados em .br e suas variações e também os internacionais terminados em .com. As opções são muitas e atualmente existem domínios para segmentos específicos de negócio e profissionais liberais, como os das extensões .adv.br e .med.br.

Com o domínio registrado e assegurado, agora é a hora de hospedar o seu site. Vamos entender melhor o que é uma Hospedagem?

O que é uma hospedagem?

Você já se perguntou o que faz um site ficar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana a qualquer hora do dia?

Se a resposta foi sim, ou mesmo se foi não, você com certeza gostará de saber que essa função é executada pelo serviço de Hospedagem.

Todo site precisa ser hospedado, ou seja, ficar disponível na Internet. O serviço de hospedagem basicamente consiste na disponibilização de um espaço em um servidor na Internet para que os arquivos de seu site possam ser armazenados e apresentados aos usuários quando forem solicitados.

Quando um visitante digita o endereço de sua empresa em seu navegador, é feita uma identificação do domínio (endereço) ao servidor onde o site está hospedado. O domínio é um nome fácil para o endereço de um computador na Internet. O servidor de hospedagem então é localizado, entende que o visitante está solicitando um determinado site e devolve a visualização do mesmo ao usuário.

O site hospedado é então corretamente apresentado ao visitante. Isso é hospedagem!

Notamos então, que domínio e hospedagem estão diretamente ligados, mas que são coisas e conceitos distintos!

Gostou do seu mais novo conhecimento? Deixe seu comentário e até o próximo post!

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × cinco =