Aprenda como trabalhar o SEO no WordPress em 6 passos

Aprenda como trabalhar o SEO no WordPress em 6 passos

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Trabalhar o SEO no WordPress da forma correta é fundamental para toda empresa que deseja melhorar o desempenho do seu site nos mecanismos de busca.

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que trata-se de uma série de melhorias e otimizações em seu site que auxiliam na obtenção de melhores posições nos resultados de buscadores como o Google.

Os buscadores possuem algoritmos avançados que analisam a qualidade do conteúdo do site, bem como as boas práticas de SEO e, com base nisso, definem quais páginas vão aparecer em melhores posições nos resultados das pesquisas.

Para te ajudar, listamos abaixo as melhores técnicas de como trabalhar o SEO no WordPress. Vamos lá?

1. Criar URLs amigáveis

No WordPress você pode personalizar a URL da página de forma simples e prática através do menu “Configurações”, “Links permanentes” e selecionando a opção “Nome do post” ou uma estrutura personalizada de sua preferência.

É importante que as URLs seja amigáveis. Confira nos exemplos:

  • URL não amigável: www.minhaempresa.com/?p=12345
  • URL amigável: www.meudominio.com.br/meu-conteudo

2. Padronizar e melhorar os títulos

Criar bons títulos para suas páginas e conteúdos é um fator determinante para o sucesso da sua estratégia de SEO. É por meio de títulos atrativos que mais pessoas irão se interessar e clicar em seus links, portanto é importante dar atenção a isso.

Procure sempre utilizar a palavra-chave no título, de preferência no início dele. E tome cuidado para não ultrapassar 60 caracteres, pois os mecanismos de busca podem acabar cortando parte dele.

3. Estruturar corretamente as heading tags (H1, H2, H3…)

Os títulos e subtítulos devem estar estruturados de forma correta, respeitando a hierarquia das heading tags. Para entender de forma prática, confira o exemplo:

  • Título Principal (H1);
  • Capítulo 1 (H2);
  • Subcapítulo 1 (H3);
  • Subcapítulo 2 (H3);
  • Capítulo 2 (H2);
  • Subcapítulo 3 (H3);
  • Subcapítulo 4 (H3);
  • Conclusão (H2).

4. Ajustar e distribuir bem as palavras-chave

Para trabalhar o SEO no WordPress de forma eficiente, é fundamental que você sempre escreva seus conteúdos pensando em qual palavra-chave principal utilizará em cada texto.

Afinal de contas, os buscadores determinam os resultados das pesquisas através do termo digitado pelo usuário. Assim, você precisa ter em mente quais termos seu público-alvo está procurando para produzir conteúdos relevantes.

Com a palavra-chave definida, utilize-a na url, no título, além de repetir o termo algumas vezes durante o texto, — aumentando a densidade de palavras-chave —, o que vai ajudar os mecanismos de busca encontrarem o seu conteúdo. Mas não exagere, pois isso pode ter um efeito contrário ao desejado.

5. Utilizar links internos e externos

Fazer linkagem interna e externa também é muito importante ao trabalhar o SEO para WordPress, — essa técnica é conhecida como Link Building. A linkagem interna baseia-se em inserir URLs no texto que, de certa forma, tenham relação com o conteúdo apresentado.

Por exemplo, já que estamos ensinando você a trabalhar o SEO no WordPress, podemos inserir um link para nosso artigo que explica as vantagens de utilizar essa plataforma. Dessa forma, a tática fica natural e certamente irá chamar a atenção do leitor para ler novos conteúdos do seu site.

Já a linkagem externa refere-se aos links que outros sites fazem para seus conteúdos. Essas URLs possuem alta relevância para os mecanismos de busca, pois eles consideram que outras páginas confiam e recomendam sua.

6. Otimizar as imagens

Os mecanismos de busca também levam em consideração as imagens dos conteúdos do seu site, portanto, utilize a palavra-chave em uma das imagens e palavras relacionadas nas outras — sempre separando cada palavra com hífen. Confira os exemplos:

  • Certo: palavra-chave.jpg
  • Errado: DSC_01094.jpg

Você também deve preencher a tag Alt (texto alternativo) com os termos utilizados nos nomes dos arquivos.

Mas trabalhar o SEO no WordPress não termina por aqui. Você deve ter em mente que, além das otimizações apresentadas nesse texto, deve-se acompanhar os resultados da sua estratégia e sempre melhorar seus conteúdos.

Essa é uma tática de médio a longo prazo, e você deve aplicar uma melhoria constante para obter melhores resultados. E agora que você aprendeu a trabalhar o SEO no WordPress, aproveite para assinar a nossa newsletter para receber novos conteúdos diretamente na sua caixa de entrada.

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