6 dúvidas frequentes sobre a instalação do WordPress e o serviço de hospedagem

6 dúvidas frequentes sobre a instalação do WordPress e o serviço de hospedagem

0 Flares 0 Flares ×

O WordPress é sem dúvidas o CMS (Content Management System) mais utilizado no universo da tecnologia. Com isso, sua comunidade é gigantesca e a quantidade de plugins e temas encontrados segue a mesma linha. Mas sempre existem dúvidas sobre como realizar a instalação do WordPress para quem é novo nesse assunto.

Apesar de ser de uso intuitivo e ter uma documentação notável, o WordPress ainda precisa de análise e alguns cuidados na hora de sua instalação e uso. Vamos ver 6 dúvidas que a maioria das pessoas têm quando vão fazer sua instalação.

1. Como é a instalação do WordPress no servidor?

A instalação do WordPress no servidor acontece após tanto o domínio como a hospedagem serem adquiridos. Com seu espaço já contratado, é possível realizar a instalação do sistema no próprio servidor e de forma muito prática, pois a documentação mostra como fazer a instalação em poucos minutos.

Os cuidados maiores devem ser com a criação da base de dados e sua integração com o WordPress.

2. Qual é a melhor linguagem para a hospedagem?

O conjunto que funciona melhor com o WordPress é PHP + MySQL. Eles são usados há muitos anos pela comunidade, o que fez com que sua otimização fosse muito acelerada e o suporte faz com que praticamente qualquer problema tenha sua solução postada na Internet.

Além disso, eles possuem capacidade suficiente para suportar acessos em larga escala, pois funcionam de forma robusta quando bem alocados no servidor.

Não é necessariamente obrigatório possuir conhecimento em programação para usar o WordPress, mas é uma grande vantagem ter alguém que consiga trabalhar dessa forma na equipe.

3. Como é o gerenciamento do conteúdo?

O conteúdo apresentado é totalmente passível de customização por parte dos responsáveis. Existe um painel de administrador onde só quem é autorizado pode acessar.

Nele existem as mais diversas opções de controle sobre o conteúdo, que pode ser feito tanto por programação como pela interface do usuário. É aqui que são escolhidos todo o design, conteúdo e restrições que serão apresentados no site/blog.

4. Como acessar meus arquivos no servidor?

O meio mais comum de acessar os arquivos e trabalhar em cima da ferramenta é por acesso FTP. Usando programas gratuitos como o FileZilla, é possível baixar, alterar e subir arquivos, como fotos, textos, planilhas e tudo mais que for importante para o manejo dos dados existentes na hospedagem.

5. Como adquirir plugins e temas para o WordPress?

Um dos maiores atrativos do WordPress é a quantidade enorme de materiais para uso. Muitos são gratuitos, o que faz com que o custo para manter esse sistema seja praticamente nulo.

Porém, alguns plugins como os de SEO, que são essenciais para o sucesso da empreitada, devem ser utilizados mesmo que sejam pagos. É possível cuidar desse ambiente de uma forma barata e bem prática.

6. Qual a diferença entre WordPress.com e WordPress.org

É muito importante entender a diferença entre WordPress.com e WordPress.org. O primeiro funciona mais como um serviço de hospedagem, que da a opção de hospedagem gratuita porém possui muitas limitações, como o sufixo “wordpress.com” no final do endereço nesse caso.

Já o segundo é o que fornece tudo que o WordPress é capaz, porém exige que domínio e hospedagem seja obtido por fora. É recomendável o uso do WordPress.org por empresas, por ter um viés muito mais profissional.

Com todo o mercado correndo atrás de destaque, vale muito a pena conferir e aplicar o uso de um CMS robusto para gerenciar o conteúdo que será apresentado para os clientes. Conhecendo a instalação do WordPress, empresas de qualquer porte estão aptas a ingressar nesse meio e melhorar sua eficiência no cenário atual para alcançar seus objetivos.

Gostou de descobrir mais sobre o WordPress, mas quer ainda mais tranquilidade? Então leia nosso artigo que mostra todos os benefícios de se contratar uma hospedagem especializada. 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 4 =