O que buscar em um serviço de hospedagem de sites.

O que buscar em um serviço de hospedagem de sites.

0 Flares 0 Flares ×

Ao publicar um site, você espera que ele seja estável e desempenhe bem todas as funcionalidades propostas. No entanto, a qualidade das suas páginas depende em muito do serviço de hospedagem que você contratou, se este trabalha com profissionalismo e disponibiliza todos os recursos necessários para uma boa performance. Por isso, se atente às dicas a seguir e escolha um serviço de hospedagem eficiente que garanta o sucesso do seu site!

Empresa com boa reputação

Há muitas empresas que prometem um serviço excelente, mas na prática você descobre que não atingem nem o mínimo esperado de qualidade. Portanto, antes de fechar negócio, pesquise sobre a empresa, veja há quantos anos ela atua no mercado e verifique se há reclamações sobre ela em fóruns ou outros sites na internet.

Uma boa opção é pedir indicações ao desenvolvedor de seu site, pois ele saberá informar também detalhes técnicos, como a atualização dos servidores, o desempenho destes e se a empresa investe de fato em segurança digital, protegendo os sites contra ataques e invasões.

Espaço de armazenamento

Mesmo as empresas que prometem planos ilimitados têm algum limite de uso da CPU e da memória dos servidores. Em alguns casos podem até restringir o tamanho máximo de um arquivo a ser upado no servidor.

Por isso é importante que você tome conhecimento desses limites por meio da leitura atenta dos termos de prestação de serviço, e assim analise se suprirão as necessidades do seu site.

Alta porcentagem de uptime

O uptime de um servidor lhe dirá quanto tempo os sites permanecem em atividade, ou seja, no ar. O ideal é que um servidor garanta 100% de uptime, porém isso normalmente não é possível, já que a empresa precisará desligar os servidores para fazer alguma manutenção em determinado momento.

Por isso aceita-se um uptime de 99%. Cheque com pessoas que já utilizaram o serviço de hospedagem e mesmo após contratá-lo continue monitorando essa porcentagem e verifique também se esse tempo de uptime é garantido em contrato pela empresa. Dessa forma é mais fácil assegurar seus direitos.

A tabela abaixo mostra uma relação entre a porcentagem de disponibilidade do servidor e a média de tempo em que o mesmo costuma ficar fora do ar:

Disponibilidade (%)

Tempo fora do ar por mês

Tempo fora do ar por semana

90%

72h

16.8h

95%

36h

8.4h

97%

21.6h

5.04h

98%

14.4h

3.36h

99%

7.2h

1.68h

99.5%

3.6h

50.4min

99.9%

43.2min

10.1min

99.95%

21.56min

5.04min

99.99%

4.32min

1.01min

(Fonte: adaptado de Wikipedia)

Painel de controle eficiente

É fundamental que o serviço de hospedagem forneça um painel administrativo moderno, intuitivo e com o máximo de recursos possível. Isso permitirá que você mesmo gerencie seu site, crie e-mails e bancos de dados, acompanhe o espaço utilizado e acesse informações técnicas.

Consequentemente, você não precisará entrar em contato com a empresa sempre que necessitar de algo e poupará tempo, pois poderá gerenciar sua conta em diversas situações.

Backup dos arquivos

Algumas empresas não incluem o backup no serviço de hospedagem, então é muito importante verificar isto antes da contratação. É sempre bom que haja um serviço eficiente de cópias de segurança, preferencialmente diário, pois você nunca sabe quando haverá um problema no servidor ou até mesmo uma invasão no seu site, colocando todas as informações a perder.

Portanto, o aconselhável é que você contrate um serviço de hospedagem que ofereça backups diários, que devem ser realizados dentro do próprio servidor. Mas não deixe de fazer suas próprias cópias de segurança com alguma frequência.

Suporte técnico sempre disponível

Não há como saber qual dia e horário seu site apresentará instabilidades ou problemas. Portanto, contrate um serviço de hospedagem que garanta atendimento técnico 24 horas por dia e nos 7 dias da semana. Da mesma forma, saiba quais são os canais de suporte – telefone, chat online, e-mail – com que você contará, e teste esses meios de comunicação.

Mesmo antes de contratar os serviços, ligue para o suporte em horários incomuns, faça solicitações por e-mail e no suporte online. Se a empresa não oferecer um atendimento personalizado, rápido e com qualidade quando você é um cliente em potencial que eles precisam conquistar, imagine como seria se você já fosse um cliente deles.

Por mais longos que sejam os termos de prestação de serviço, nunca deixe de ler estes documentos com cuidado, pois isso esclarecerá todos os procedimentos no início, evitando problemas futuros com a empresa. Também dedique um tempo para analisar todas as necessidades do seu site e procure um serviço específico, que melhor se adeque ao seu contexto e tenha um melhor custo benefício para o seu caso.

Tem alguma outra funcionalidade que você sempre leva em consideração ao escolher um serviço de hospedagem? Responda a nossa pesquisa de hospedagem e ganhe 50% na contratação de qualquer plano de hospedagem conosco durante 3 meses!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − 10 =