4 razões para fazer backup em nuvem

4 razões para fazer backup em nuvem

0 Flares 0 Flares ×

Muito se fala ultimamente sobre a revolução causada pela computação na nuvem, especialmente em relação à forma como as organizações e até os usuários individuais armazenam seus dados e fazem a gestão das informações.

Contudo, alguns empresários ainda têm certo receio em migrar seu modelo de banco de dados para serviços de cloud computing, talvez por não estarem totalmente esclarecidos a respeito dos benefícios que essa medida pode trazer para o dia a dia de suas operações e de como ela é, de fato, mais segura.

Se você acabou se de identificar como um deles, prepare-se para compreender, de uma vez por todas, algumas das maiores razões para passar a fazer seus backups em nuvem, a fim de otimizar e integrar a gestão de dados fazendo uso de suas principais vantagens. Então vamos lá?

Segurança

As informações possuem um valor crítico para as empresas, que, portanto, aumentam cada vez mais a preocupação em garantir que seus dados estejam sempre seguros e protegidos de possíveis violações ou extravios. Nesse ponto, serviços de cloud computing possibilitam o mais alto nível de segurança por manterem os dados em um ambiente desconectado de qualquer dispositivo físico, evitando que transtornos — de causas naturais, no caso de tempestades e queda de energia, por exemplo, ou não — coloquem tudo a perder.

Da mesma maneira, a realização de backups automáticos e constantes garantem que a informação esteja sempre guardada e constantemente atualizada na nuvem, sem necessariamente precisar ser salva manual e rotineiramente por você, o que poderia acarretar graves e imperdoáveis esquecimentos. Com o backup em nuvem, deixe a tranquilidade tomar conta.

Mobilidade

Uma das maiores facilidades proporcionadas pelo backup em nuvem é, sem dúvida, essa. Hoje em dia as pessoas estão cada vez mais ocupadas e passam cada vez menos tempo efetivamente dentro das empresas, já que viagens ou serviços externos são frequentes. E nessas situações os dispositivos móveis — como tablets e smartphones, por exemplo — são a salvação da lavoura.

Desse modo, armazenar dados em nuvem é uma excelente alternativa em relação à mobilidade, permitindo maior disponibilidade aos usuários autorizados, que poderão acessar dados quando e de onde estiverem, desde que conectados à internet. Além disso, esses usuários também poderão armazenar novos dados e compartilhá-los com os demais colaboradores de seu departamento, sem precisar obrigatoriamente se deslocar até um computador para lançar essas informações no sistema interno. Tudo isso certamente agiliza os processos da empresa e traz maior produtividade às equipes.

Centralização

Por ser capaz de concentrar uma enorme quantidade de dados em uma única nuvem, o serviço de cloud computing também permite a centralização das informações da empresa em um só local on-line, oferecendo também a possibilidade de organizar todos esses dados de acordo com datas e outras referências, tornando-os mais acessíveis e fáceis de serem localizados. Esse fator otimiza os processos da organização ao permitir consultas mais rápidas, o que, com certeza, faz uma grande diferença na eficácia dos trabalhos, já que evita perdas de tempo desnecessárias e também oferece maior segurança em relação ao acesso de dados corretos.

Por não ter, muitas vezes, que se deslocar até um computador específico para acessar um arquivo importante ou não depender da resposta ou do envio de dados por outra filial — visto que já compartilham as informações na nuvem, integrando dados —, um funcionário ganha um tempo valioso. Além disso, a centralização do backup em nuvem permite que os administradores configurem autorizações e senhas de acesso, o que traz maior controle, além de reforçar a segurança.

Espaço e flexibilidade

Esses dois conceitos, que estão interligados quando o assunto é backup em nuvem, também representam enorme vantagem. Serviços de cloud computing são acessíveis e atendem bem a demanda de organizações, sejam elas pequenas ou grandes. Assim, uma nuvem com espaço ilimitado não oferecerá bloqueios para o crescimento da empresa ou o acréscimo de quanta informação for necessária a seu banco de dados.

Isso certamente agiliza o crescimento e otimiza não só o tempo dos colaboradores como os recursos da empresa, pois oferece a flexibilidade de espaço de que ela precisa, não tendo que necessariamente pagar para aumentar sua estrutura de TI, muito  menos investir em novos HDs físicos ou outras opções do tipo toda vez que precisar guardar um maior volume de dados, que ultrapassem o limite de uma máquina em si.

Viu como razões não faltam para apostar nessa tecnologia para melhor armazenar seus dados? Então o que ainda está esperando? Agora comente aqui e nos conte se você já faz backup em nuvem! Qual das vantagens do uso desse recurso chamou mais sua atenção? Compartilhe sua impressões conosco!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + 12 =