Construindo o site da sua empresa em 8 passos

Construindo o site da sua empresa em 8 passos

0 Flares 0 Flares ×

Seja você um pequeno, médio ou grande empresário, saiba, desde já, que marcar presença no universo digital é simplesmente indispensável nos dias de hoje. Quem realmente almeja fazer seus negócios alavancarem não pode abrir mão de contar com um site dinâmico e responsivo, uma vez que o que será avaliado, no fim das contas, é a própria imagem da empresa.

Mas não se preocupe, porque construir um site empresarial não é tão complicado quanto se pode pensar a princípio. Basta seguir os passos que separamos neste post para, muito em breve, criar um verdadeiro ponto de encontro para seus consumidores e potenciais clientes com a credibilidade e a confiança que sua empresa oferece e merece! Então confira:

Determine um objetivo

Como o site é uma poderosa ferramenta de marketing para qualquer empresa, deve ter um objetivo específico — como fornecer informações sobre o negócio, compartilhar materiais relevantes com o público ou vender produtos e serviços, por exemplo. Ao definir a meta da página, fica mais fácil trabalhar seu design e também seu conteúdo, elementos que vamos apresentar mais adiante.

Escolha o domínio

Uma vez que o domínio é o endereço do site da empresa, vale tomar um cuidado especial no momento de sua seleção, assegurando-se de que já não há outras páginas com o mesmo nome e garantindo que seja de fácil memorização. Nesse sentido, prefira nomes curtos, que tenham a ver com seu ramo de negócios e que identifiquem sua empresa como única.

Gerencie seu conteúdo

Os sites são desenvolvidos a partir de sistemas de gerenciamento de conteúdo — como WordPress, Joomla ou Magento, por exemplo. Se sua empresa pretende abrir seu próprio e-commerce, o ideal é buscar sistemas de gerenciamento de conteúdo que estejam preparados para isso, como é o caso do Magento. Do contrário, é possível encontrar outros, gratuitos ou pagos, que provavelmente servirão bem a seu propósito.

Eleja um serviço de hospedagem

Para ter seu site em pleno funcionamento e sempre disponível para que os internautas o acessem, é preciso escolher um bom serviço de hospedagem. A escolha do host depende principalmente da quantidade de tráfego que se espera ter na página, afinal, quanto maior for o tráfego, maior precisa ser a eficácia do host para manter o site no ar.

Se você está começando, saiba que é possível escolher um serviço de hospedagem mais modesto, economizando no pagamento e fazendo, caso necessário, um upgrade posterior. Outro fator determinante na escolha do host leva em consideração sua prestação de suporte, que deve ser integral e no país de sua residência, para facilitar o contato e a solução de qualquer eventual problema.

Contrate um web designer

Você pode até preferir um modelo de site pronto — afinal, sistemas como WordPress e Joomla já oferecem uma infinidade de modelos gratuitos e premium de ótima qualidade —, mas se quiser um site realmente com a cara do seu negócio, o melhor é contratar um web designer que desenvolva tudo relacionado ao layout do seu site, harmonizando cores e elementos de acordo com o objetivo definido anteriormente.

Adicione funcionalidades

Aprimorar a experiência do usuário com o site da sua empresa é essencial para que esse mesmo interessado retorne mais vezes. Sendo assim, aproveite os plugins e add-ons disponíveis na internet para melhorar a interação de seus visitantes com o conteúdo que você vai criar.

Crie conteúdo de qualidade

Vale ressaltar que o conteúdo é tão importante quanto o design do site da empresa, devendo ser trabalhado com o merecido cuidado. Por isso, mantenha a linguagem coerente, profissional e direcionada especificamente para seu público. Lembrando que as imagens também devem ser de alta qualidade e adquiridas de forma legal, para não haver problemas de direitos autorais no futuro.

Faça o lançamento

Agora que você tem todos os elementos essenciais para construir um site super funcional e a cara da sua empresa, planeje o lançamento dessa ferramenta de marketing fazendo muito burburinho na internet!

E não deixe de comentar aqui para nos contar se ainda ficou alguma dúvida ou se tem sugestões a dar! Compartilhe suas impressões e dicas conosco! Participe!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + oito =