Conheça 10 plugins para turbinar seu WordPress

Conheça 10 plugins para turbinar seu WordPress

0 Flares 0 Flares ×

Atualmente já são mais de 60 milhões de usuários que optam pela segurança do WordPress para a hospedagem de sites. Muito desse sucesso se deve a seu altíssimo poder de personalização, além de seu suporte ao desenvolvedor, contando, por isso, com uma lista enorme de plugins. E o melhor? A maioria é gratuita! Esses plugins permitem que os usuários customizem a página da sua empresa da melhor maneira possível, a fim de oferecer aos leitores uma experiência cada vez melhor de navegação e contato com a marca. Então não perca mais nem uma vírgula de todo esse potencial, conferindo já nossa lista com os 10 plugins essenciais que não podem faltar no site do seu negócio!

Content Aware Sidebars

Caso você já tenha utilizado outros sistemas de gerenciamento de conteúdo — como o Joomla —, provavelmente encontrará a necessidade de atribuir widgets a lugares específicos da página. E não existe melhor maneira de fazer isso no WordPress do que por meio de uma barra lateral. O plugin Content Aware Sidebar permite não só a criação ilimitada de barras laterais (área de widgets) como também que você possa atribuí-las a páginas específicas, posts, categorias e assim por diante. Em outras palavras, ele basicamente cria uma área de widgets virtual que substitui a área já definida para eles. E o melhor? Além de ser gratuito, você poderá fazer isso em todas as páginas que quiser!

Enhanced Text Widget

A janela de textos original do WordPress é, na verdade, uma das ferramentas menos úteis da plataforma, porém, ela possui muitos recursos interessantes e necessários para quem escreve. Esse plugin gratuito permite que os usuários vivenciem uma experiência mais aprimorada e cheia de novos recursos. Que tal conhecer algumas das funcionalidades que mais fazem sucesso dentro dele?

  • Permitir que o usuário mostre — ou não — o título do widget;
  • Transformar o título do widget em um link;
  • Atribuir classes CSS;
  • Suportar textos, HTML, PHP, Flash, JavaScrip e até Shortcodes.

BackupBuddy

Toda empresa que preza pelo trabalho que realiza precisa realizar backups contínuos dos sites que possui, fazendo com que sejam bem protegidos e tenham a possibilidade de ser restaurados em um curto período de tempo. Esse será o trabalho do BackupBuddy! E isso ainda não é tudo! Programe e agende backups regulares e armazene arquivos em vários locais — como hospedagem local, FTP, Dropbox ou até mesmo na própria ferramenta do BackupBuddy. Esse é o plugin mais abrangente que o WordPress oferece a seus usuários, pois tem centenas de características e funções incrivelmente úteis, que ajudarão — e muito! — na gestão do seu negócio. No entanto, vale destacar que o serviço é pago.

WordPress SEO by Yoast

Esse é o melhor plugin para SEO que qualquer usuário poderá encontrar na plataforma, já que permite o controle completo de títulos e meta descrições de cada página. Com ele também é possível criar regras para os motores de busca relacionadas a acompanhamento, nofollow, índices, noindex e assim por diante. E o melhor é que o usuário também pode personalizar as descrições do Facebook e Google+ para páginas individuais ou posts, no caso de não desejar usar o campo de meta descrição. Isso sem contar que ele adiciona automaticamente, a cada página e post, a tag rel= canonical. Assim o usuário pode ficar despreocupado, pois o Google não penalizará o site por suspeita de conteúdo duplicado devido a variações dinâmicas na sequência da URL. E isso tudo sem precisar investir um centavo sequer!

Akismet

Embora existam muitos plugins que ajudam a combater o spam, o Akismet é a melhor opção oferecida pelo WordPress, pois, além de não ser pago, possui um ótimo desempenho para uso no site da sua empresa. Tudo que o usuário precisa fazer é acessar o akismet.com e realizar um rápido registro a fim de obter o acesso pelo WordPress. Depois disso é só inserir os dados requisitados nas configurações do site e dar adeus ao spam de uma vez por todas!

Visual Composer

Mesmo que alguns conheçam um pouco de HTML e CSS, a maioria dos usuários não está devidamente familiarizada com a linguagem dos códigos. E é aí que entra o Visual Composer, resolvendo o problema em dois tempos! Esse plugin, que é pago, tem o poder de transformar a ferramenta de edição de página padrão do WordPress, que é bastante simples, em um rico e robusto editor que permite ao usuário adicionar novas colunas, galerias, calls to action, vídeos e muito mais! Definitivamente vale a pena experimentar.

Gravity Forms

Cada empresa que tem a intenção de gerar receita por meio de um site precisa desse plugin. Essa poderosa ferramenta permite coletar informações dos usuários para que, no futuro, as empresas mantenham contato, apostando na segmentação. No WordPress existem vários plugins para a elaboração de formulários, mas nenhum igual a esse. Essa máquina possui centenas de plugins adicionais que se expandem na intenção de integrar sistemas de CRM — como Infusionsoft, Salesforce e Highrise. Embora esse não seja um plugin gratuito, é importante que faça parte da lista do seu site, pois oferece suporte aos usuários durante toda a assinatura, incluindo em relação às atualizações que possam ocorrer. Acredite: é um investimento e tanto!

Digg Digg

Sua empresa ainda não usa as mídias sociais para melhorar seu relacionamento com os clientes? Então essa é a hora exata de começar! Esse plugin gratuito adiciona uma caixa flutuante em seu site, permitindo que os leitores possam facilmente compartilhar a página que leem. E não precisa se preocupar, porque ele suporta todas as mídias sociais mais populares, como Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+ e Pinterest. E o melhor: o usuário ainda poderá personalizar a aba apenas com as redes sociais em que a empresa atua!

W3 Total Cache

Os sites que são pesados, possuindo muitas imagens e scripts, precisam de uma velocidade e resposta ao clique cada vez maior, não concorda? Assim, ao obter esse plugin, os usuários garantirão uma enorme melhoria na velocidade e resposta da página. Trata-se de um plugin gratuito que possui todas as características de armazenamento em cache de que você com certeza precisará.

404 Redirected

A maioria dos empresários e donos de negócio não costuma monitorar links quebrados com a devida frequência que deveriam, afinal, páginas que apresentam erros são especialmente péssimas para o SEO do site e, consequentemente, para o negócio em si. Pois o plugin 404 Redirected apresenta todas as URLs que apresentam erros 404 e 301, permitindo que o usuário redirecione esses leitores para outras páginas, reais e ativas, do site da empresa.

Aposte nessas dicas e garanta o alinhamento do seu site e da sua marca, proporcionando experiências de consumo cada vez mais positivas a seus clientes! E não deixe de nos contar se você usa algum outro plugin que não citamos nessa listinha! Que tal comentar aqui e compartilhar alguns deles conosco? Participe!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + 6 =