Entenda o que é FTP e como usá-lo

Entenda o que é FTP e como usá-lo

0 Flares 0 Flares ×

Quando queremos colocar um arquivo num pendrive, o processo é conhecido: copiamos o arquivo e colamos no dispositivo. E quando precisamos colocar arquivos em servidores de hospedagem na internet, como fazer?

É aí que entra o FTP, sigla em inglês que significa “protocolo de transferência de arquivos”. E o que é FTP? Como o nome sugere, é uma forma de enviar arquivos para servidores remotos e copiar desses servidores para o nosso computador.

Por isso, é melhor saber utilizar esse protocolo (acredite, é simples!) e quais cuidados tomar no seu uso. 

Qual a utilidade do FTP?

Já sabemos o que é FTP, agora falta entender melhor as utilidades da ferramenta na prática.

A principal vantagem que um protocolo de transferência proporciona é para aqueles que têm um site: é por meio dele que enviamos os arquivos que ficarão acessíveis pelo público através de um domínio e modificamos esses arquivos quando necessário.

Se o site for desenvolvido numa plataforma como o WordPress, é através do protocolo que os arquivos de instalação serão enviados. Também é possível enviar temas, plugins e outros arquivos.

Muita gente também usa o FTP para armazenar arquivos remotamente, mesmo sem ter um site. Funciona assim: você compra um servidor de hospedagem e, através do protocolo, envia e baixa seus arquivos. É uma forma simples e barata de guardar documentos.

Como usar o protocolo de transferência de arquivos?

Diferentemente do exemplo do pendrive, para transferir arquivos para servidores de hospedagem na internet é preciso instalar um programa — normalmente bem leve — para fazer intermediação entre o seu computador e o servidor. Chamamos esse programinha de cliente.

Além do cliente, obviamente será preciso contratar um plano de hospedagem. A Hostbits oferece planos excelentes, com preços acessíveis e ótimo desempenho. Dê uma olhada!

Então, vamos ao passo a passo:

1. Escolha e instale um cliente em seu computador

Há diversas opções bem funcionais e gratuitas na internet, dentre as quais destacamos o FileZilla (Windows, Mac e Linux) e o CyberDuck (Windows e Mac). Escolha uma das opções, faça o download e instale no seu computador.

2. Obtenha suas credenciais de acesso com a hospedagem

Todo serviço de hospedagem fornece credenciais de acesso via FTP, que podem ser encontradas no painel de controle ou entrando em contato com o suporte. As informações que você precisa são:

  • Host: o endereço de acesso ao servidor via FTP na internet, que pode ser representado tanto como um domínio (p. ex.: ftp.hostbits.com.br) quanto por um endereço IP (123.456.7.890).
  • Nome de usuário (username): é o seu login único para acesso ao servidor. Não é necessariamente o mesmo login usado para acessar o painel de controle da hospedagem, por isso é preciso verificar.
  • Senha (password): a senha de acesso, da mesma forma, pode ser ou não a mesma utilizada para acesso ao painel. Verifique com sua hospedagem!
  • Porta: alguns serviços de hospedagem especificam uma porta para acesso ao servidor FTP. Se não for o caso, deixe esse campo em branco no cliente.

3. Insira suas credenciais no cliente e faça a conexão

Independentemente do programa escolhido para fazer a conexão entre você e o seu servidor de hospedagem, todos eles vão solicitar as informações acima para realizar a conexão. Insira-as em seus respectivos campos, faça a conexão e pronto!

A partir disso, você já estará apto a enviar arquivos para o seu servidor ou copiar arquivos dele para o computador.

Cuidados para manter a segurança

Uma vez que a conexão esteja estabelecida, você terá total acesso aos seus arquivos, podendo copiá-los, apagá-los ou modificá-los à vontade. Por isso, é importantíssimo ter alguns cuidados de segurança.

Nunca compartilhe suas credenciais com terceiros, pois o potencial de danos é enorme. Se suspeitar que o seu computador está infectado com vírus, evite fazer a conexão com o servidor via FTP para que suas credenciais não sejam roubadas.

Ainda assim, se suspeitar que os seus arquivos foram comprometidos, entre em contato com sua empresa de hospedagem com urgência solicitando a alteração da senha de acesso e a restauração de uma cópia de segurança.

E então? Você já sabia o que é FTP? Entendeu como ele pode ser útil para você? Escreva pra gente nos comentários!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 15 =