O Brasil tem, hoje em dia, cerca de 3,4 milhões de sites — incluindo, obviamente,…
Possuir um site para sua empresa já deixou de ser algo supérfluo. Para se manter competitiva no mercado e usar todo o potencial do marketing digital, o mínimo que uma empresa deve possuir é um site publicado na Internet. Lembre-se: um site bem construído confere credibilidade à empresa e representa sua presença online.
No processo de construção de um site, o registro de domínio é o primeiro passo. No post de hoje vamos conhecer o que é o registro de domínio, como realizar, para que serve e sua importância no contexto empresarial. Confira!
O registro de domínio é um processo administrativo para garantir uma importante propriedade para uma empresa: o seu domínio na Internet. Tão importante quanto a marca (logomarca), o domínio é o endereço eletrônico de uma página/empresa.
Diferente da marca registrada, o domínio pertence a quem o registrar primeiro, mesmo que o responsável pelo registro não seja o proprietário da marca.
Um domínio serve para conferir, à sua empresa, um endereço eletrônico na Internet e, também, serve como uma proteção adicional à sua marca. Geralmente, quando se abre uma empresa, deve-se rapidamente registrar o domínio com o nome igual ou similar ao nome empresarial escolhido.
O domínio confere ao seu proprietário um endereço, por exemplo www.suaempresa.com.br. Além disso, mediante a contratação de uma hospedagem de sites ou serviço de e-mail corporativo, é possível criar contas de e-mail do tipo nome@suaempresa.com.br.
Portanto, a importância do domínio é definida pelos seguintes fatores:
O registro de domínios nacionais ou internacionais é regulamentado por órgãos específicos. Algumas empresas são homologadas por esses órgãos e podem realizar todo o procedimento de registro. Veja como é fácil o processo de registro:
Atualmente, é possível registrar um domínio em nome de pessoa jurídica e também em nome de pessoa física.
Para manter a propriedade do registro, é importante ficar atento à data em que o mesmo foi registrado e à data de vencimento da próxima anuidade. Geralmente, as empresas registradoras enviam um e-mail avisando do vencimento, para que o mesmo possa ser renovado — mas não conte com isso sempre. Aqui na HostBits sempre enviamos os avisos com antecedência por e-mail.
Realizar o registro de domínio, possuir um site online e um e-mail corporativo são medidas essenciais para inserir sua empresa no meio digital e possibilitar a captação de novos negócios e oportunidades.
Se você tem alguma dúvida ou quer compartilhar suas experiências conosco, deixe seu comentário! Até o próximo post!