Qual o melhor CMS (gerenciador de conteúdo) para seu site?

Qual o melhor CMS (gerenciador de conteúdo) para seu site?

0 Flares 0 Flares ×

Quando uma pessoa decide criar um website para o seu negócio, surgem vários questionamentos, como funcionalidades e design. Antes disso, é preciso escolher qual o CMS será utilizado na nova página. CMS é a sigla para Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, uma ferramenta para total controle de um site, sejam páginas, vídeos, imagens, textos, etc. Graças a plataformas como essa que a criação de sites foi disseminada, já que não é essencial a presença de um profissional avançado para criar e fazer a gestão de páginas mais simples.

Para você que pretende criar uma página para a sua empresa, no artigo de hoje vamos falar sobre qual CMS é o melhor para você fazer o gerenciamento do seu site. Vamos lá!

WordPress

Gratuito, o WordPress é o sistema de CMS mais utilizado no mundo. A própria empresa gosta de anunciar que a sua plataforma pode ser instalada em cinco minutos, o que resume bem a sua facilidade de uso. O WordPress ganhou fama como uma plataforma para o desenvolvimento de blogs, mas a sua versatilidade permite hoje que sejam criados sites de e-commerce, portais, página corporativas, jornais, dentro vários outros.

A sua grande vantagem é a customização, já que através de grande comunidade desenvolvedora de templates (plugins que podem ser instalados na plataforma) o site pode ganhar muito mais recursos visuais e também novas funcionalidades.

Joomla

Ferramenta gratuita e de código aberto, o Joomla é a segundo CMS mais utilizado. Ele funciona de forma semelhante ao WordPress, com uma plataforma base capaz de aceitar plugins externos para aumentar o seu desempenho. Apesar de possuir uma interface para facilitar todo o trabalho, o Joomla é mais indicado para usuários experientes por não ser tão simples de usar como o seu concorrente direto.

Como toda ferramenta de código aberto, existe uma grande comunidade desenvolvendo soluções para o Joomla, o que representa também um grande acervo de documentos para pesquisa, além de espaço para tirar dúvidas.

Drupal

Também open source, o Drupal é uma plataforma semelhante ao WordPress e o Joomla, porém com mais possibilidades de customização, graças a sua estrutura mais flexível que a dos concorrentes. No entanto, para tirar proveito disso é preciso certo conhecimento técnico, já que HTML, PHP e outras linguagens de programação são essenciais para uma execução plena.

Toda a robustez do Drupal permite que ele seja utilizado para criar sites de todos os tamanhos e formatos. Caso existe alguma dúvida, existe toda uma comunidade ativa pronta para ajudar.

Softaculous

O Softaculous é um instalador de aplicativos disponível no painel de controle em todos os planos para os clientes Hostbis. A sua função é facilitar o trabalho de instalação de aplicativos (incluindo o próprio WordPress), transformando em algo automático uma coisa que necessita de certa configuração. Através dele é possível instalar mais de 320 aplicativos PHP com apenas um clique.

Além de rápido e fácil de utilizar, existem aplicativos cobrindo todas as necessidades de qualquer área web. Espere encontrar soluções prontas para portais, forums, galeria de imagens, loja virtual, chat, dentre outros.

Qual o melhor CMS

Estamos falando do gerenciador de páginas que possibilita pessoas comuns (sem conhecimento especializado) desenvolver websites para suas necessidades pessoais e profissionais. Assim, fica difícil indicar ferramentas pouco documentadas ou de usabilidade complexa. Se você deseja criar um site para o seu negócio, a ferramenta mais indicada é o WordPress. Existe todo o engajamento de uma grande comunidade de desenvolvedores, e com pouco tempo, é possível ter um site com jeito de profissional no ar.

Você é uma dessas pessoas que conseguem construir um website sozinho? Utilizou algum CMS para tal? Utilize os comentários abaixo e conte para nós como foi essa experiência!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

1 Comment

  1. Fe Linhares disse:

    Eu particularmente prefiro wordpress, é muito mais fácil de utilizar e não tem bug.

    Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + quinze =