Imagine a quantidade de empresas que há hoje no Brasil. Agora, transforme este número em…
Ganhar mais acessos ao seu site e ter um bom posicionamento nas buscas é o desejo de todo empreendedor de visão. Para isso, pensar em soluções para ganhar performance no carregamento das páginas é importantíssimo. Neste post vamos dar cinco dicas para site que garantirão um carregamento rápido das páginas para otimizar sua performance digital. Vamos lá?
Para que seu site seja rápido, mantê-lo hospedado em uma boa infraestrutura é um primeiro e importante passo. De preferência, contrate um servidor que lhe ofereça performance e segurança. Para isso, um servidor semi-dedicado é uma escolha excelente. Esta opção de hospedagem tem inúmeras vantagens frente à hospedagem em servidores compartilhados. Vejamos algumas delas:
Para garantir um carregamento ainda mais rápido de suas páginas, garanta que o desenvolvedor de seu site tenha desenvolvido um HTML bem estruturado e dentro dos padrões de sintaxe e demanda. De preferência, exija a utilização do HTML 5. Essas medidas são importantes, pois navegadores (browsers) como o Google Chrome e Firefox leem e interpretam o código HTML sequencialmente, tentando “montar” ou renderizar as páginas de acordo com as instruções. Um código com boa semântica e bem estruturado é lido e entendido mais rapidamente, o que garante um carregamento mais excelente das páginas.
Um site com visual arrojado pode utilizar algumas imagens em sua composição. Atualmente existem boas ferramentas para otimização de imagens, o que auxilia no rápido carregamento das páginas. Além disso, uma técnica largamente utilizada, conhecida como CSS Sprites, consiste em criar uma única imagem grande com todas as imagens combinadas nela. O navegador fará apenas uma requisição a esta imagem, que também ficará armazenada em cache. Utilizando o CSS é possível acessar cada imagem através da propriedade background-position sem necessidade de fazer uma nova requisição HTTP para cada uma delas.
Uma página web moderna geralmente é construída com a combinação das tecnologias HTML, CSS e JavaScript. Essas são conhecidas como tecnologias client-side (tecnologias do lado do cliente ou do navegador). O código CSS e JavaScript geralmente são armazenados em arquivos separados, que também são carregados junto com a página. Existem ferramentas excelentes para minificar ou reduzir o tamanho desses arquivos de forma a permitir que o site seja carregado mais rapidamente. Além dessa técnica, garantir que o desenvolvedor front-end se preocupe com os padrões modernos de desenvolvimento é essencial. Pode-se também unificar vários arquivos CSS e JavaScript em um arquivo só, garantindo menos requisições HTTP e, consequentemente, menos esforço para carregamento das páginas.
Além da performance, otimizar a performance digital passa também por um bom investimento em SEO (Search Engine Optimization). A otimização para mecanismos de busca garante que seu site, que agora carrega “rapidinho”, será também bem posicionado nas buscas e estará mais disponível ao seu público. Apesar das dicas que já citamos aqui contribuírem positivamente para um bom posicionamento nas buscas, existem técnicas específicas de SEO que podem aumentar o tráfego em seu website e garantir que seu investimento tenha retorno.
Gostou das dicas para site que preparamos? Tem alguma experiência positiva para compartilhar com outras pessoas? Deixe nos comentários!