Dicas para site: os segredos para otimizar sua performance digital

Dicas para site: os segredos para otimizar sua performance digital

0 Flares 0 Flares ×

Ganhar mais acessos ao seu site e ter um bom posicionamento nas buscas é o desejo de todo empreendedor de visão. Para isso, pensar em soluções para ganhar performance no carregamento das páginas é importantíssimo. Neste post vamos dar cinco dicas para site que garantirão um carregamento rápido das páginas para otimizar sua performance digital. Vamos lá?

A principal das dicas para site: boa infraestrutura

Para que seu site seja rápido, mantê-lo hospedado em uma boa infraestrutura é um primeiro e importante passo. De preferência, contrate um servidor que lhe ofereça performance e segurança. Para isso, um servidor semi-dedicado é uma escolha excelente. Esta opção de hospedagem tem inúmeras vantagens frente à hospedagem em servidores compartilhados. Vejamos algumas delas:

  • Performance: Os recursos de CPU, memória e disco são 100% dedicados o que proporciona uma performance superior.
  • Elasticidade: Você pode aumentar ou diminuir os recursos da sua VPS de acordo com a sua demanda e de maneira rápida, sem precisar de migração.
  • Privacidade: Com acesso exclusivo ao sistema operacional, você terá total privacidade de acesso em suas aplicações.

Estruture bem o código HTML

Para garantir um carregamento ainda mais rápido de suas páginas, garanta que o desenvolvedor de seu site tenha desenvolvido um HTML bem estruturado e dentro dos padrões de sintaxe e demanda. De preferência, exija a utilização do HTML 5. Essas medidas são importantes, pois navegadores (browsers) como o Google Chrome e Firefox leem e interpretam o código HTML sequencialmente, tentando “montar” ou renderizar as páginas de acordo com as instruções. Um código com boa semântica e bem estruturado é lido e entendido mais rapidamente, o que garante um carregamento mais excelente das páginas.

Otimize as imagens

Um site com visual arrojado pode utilizar algumas imagens em sua composição. Atualmente existem boas ferramentas para otimização de imagens, o que auxilia no rápido carregamento das páginas. Além disso, uma técnica largamente utilizada, conhecida como CSS Sprites, consiste em criar uma única imagem grande com todas as imagens combinadas nela. O navegador fará apenas uma requisição a esta imagem, que também ficará armazenada em cache. Utilizando o CSS é possível acessar cada imagem através da propriedade background-position sem necessidade de fazer uma nova requisição HTTP para cada uma delas.

Minifique seus códigos JavaScript e CSS

Uma página web moderna geralmente é construída com a combinação das tecnologias HTML, CSS e JavaScript. Essas são conhecidas como tecnologias client-side (tecnologias do lado do cliente ou do navegador). O código CSS e JavaScript geralmente são armazenados em arquivos separados, que também são carregados junto com a página. Existem ferramentas excelentes para minificar ou reduzir o tamanho desses arquivos de forma a permitir que o site seja carregado mais rapidamente. Além dessa técnica, garantir que o desenvolvedor front-end se preocupe com os padrões modernos de desenvolvimento é essencial. Pode-se também unificar vários arquivos CSS e JavaScript em um arquivo só, garantindo menos requisições HTTP e, consequentemente, menos esforço para carregamento das páginas. 

Pense em SEO

Além da performance, otimizar a performance digital passa também por um bom investimento em SEO (Search Engine Optimization). A otimização para mecanismos de busca garante que seu site, que agora carrega “rapidinho”, será também bem posicionado nas buscas e estará mais disponível ao seu público. Apesar das dicas que já citamos aqui contribuírem positivamente para um bom posicionamento nas buscas, existem técnicas específicas de SEO que podem aumentar o tráfego em seu website e garantir que seu investimento tenha retorno.

Gostou das dicas para site que preparamos? Tem alguma experiência positiva para compartilhar com outras pessoas? Deixe nos comentários!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 5 =