Hospedagens de site no Brasil ou exterior: qual é o melhor investimento?

Hospedagens de site no Brasil ou exterior: qual é o melhor investimento?

0 Flares 0 Flares ×

Quando o assunto é hospedagens de sites, uma discussão muito comum é a relacionada às diferenças — vantagens e desvantagens — entre hospedar um site no Brasil ou no exterior.

Neste post, vamos desmitificar o assunto e apresentar algumas das vantagens de contratar uma hospedagem no Brasil ou no exterior.

A famosa latência

Quando acessamos um site hospedado em servidores no exterior, deparamo-nos com um pequeno atraso na resposta, conhecido como latência. Isso ocorre porque o servidor está geograficamente distante do ponto de acesso.

Para sites que exigem uma performance diferenciada, isso pode ser um agravante, porém existem sites hospedados no Brasil que apresentam um carregamento extremamente lento, devido a fatores relacionados a mau desenvolvimento. Portanto, a latência pode ser imperceptível quando se consideram outros fatores de otimização e performance durante o desenvolvimento de sites.

Empresas brasileiras com servidores nos EUA

Apesar dos custos menores para se manter um servidor no exterior, com a constante oscilação das moedas, contratar diretamente servidores fora do país pode gerar algumas surpresas indesejadas.

Para não correr esse risco, algumas empresas brasileiras possuem servidores alocados nos EUA, mas oferecem seus serviços aqui no Brasil, com vantagens exclusivas. Um dos benefícios de se contratar um provedor nesta situação é que estes conseguem preços mais competitivos no serviço de hospedagem de sites e, além disso, fornecem um atendimento local e suporte em português, com cobranças em reais, site em português e formas de pagamento locais.

Suporte ao cliente

O suporte é um dos fatores mais importantes a se considerar quando se fala em hospedagem de sites. Pequenos problemas na infraestrutura podem tirar o seu site do ar, ou mesmo pequenos detalhes de configuração na sua aplicação ou site podem impactar o bom funcionamento e acesso. Por isso, ter facilidades para contatar o suporte técnico é essencial.

Empresas de hospedagem no exterior geralmente oferecem suporte em inglês. Se sua proficiência neste idioma não é fluente, você poderá encontrar sérias dificuldades de obter suporte e resolver questões urgentes em tempo hábil.

Independentemente da localização de seus servidores, empresas nacionais oferecem um suporte mais ágil, em português e com base de conhecimento também em português. Por isso, considere contratar uma empresa que ofereça a você o suporte mais adequado ao seu perfil.

Tributação

Outro fator a se considerar é a tributação. O governo brasileiro trabalha para tributar a contratação do serviço de hospedagem no exterior. Se isso ocorrer, poderá ficar mais caro contratar servidores nos EUA ou qualquer outro país. Nesse caso, as hospedagens de site no Brasil passam a ser a melhor opção. Mas, enquanto isso não ocorre, procure por empresas nacionais com infraestrutura no exterior, pois os custos podem ser bem mais baixos.

A análise das melhores empresas de hospedagens de sites é uma tarefa importantíssima para quem não quer simplesmente hospedar um site, mas para quem quer realmente oferecer um serviço de qualidade para seus clientes e parceiros. Considerar os fatores citados neste post, é o primeiro passo para quem está na dúvida entre hospedar no Brasil ou no exterior.

Gostou do assunto e do artigo? Compartilhe-o nas suas redes sociais para falarmos mais ainda sobre as hospedagens de site!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × cinco =