A importância de encurtar uma URL antes de compartilhar

A importância de encurtar uma URL antes de compartilhar

0 Flares 0 Flares ×

Você com certeza já encontrou links como bit.ly/2cjxNzc ou tinyurl.com/zsancks pela internet, não é mesmo? Esse formato diferenciado para endereços de páginas da web (pode clicar, é seguro!) é feito com a ajuda de encurtadores, e está ficando cada vez mais popular no meio digital.

Encurtadores de URL são serviços online (geralmente gratuitos) que transformam URLs de qualquer tamanho em links reduzidos de, no máximo, 20 caracteres. Apesar de não ser bem uma novidade, o processo de comprimir endereços da web acabou deslanchando com a popularidade do Twitter (que permite um máximo de 140 caracteres nas suas postagens). 

Quer saber mais sobre a importância de encurtar uma URL? Então continue lendo o nosso post!

A importância de encurtar uma URL

Encurtar uma URL vai muito além do aspecto visual. Essa é uma questão de organização e controle que traz vantagens para sua estratégia de marketing digital.

Postagens no Twitter, por exemplo, podem ser otimizadas pelo uso de URLs encurtadas, o que garante mais espaço para seus textos (a rede social já até possui um processo automatizado para isso!). Já no Facebook, é uma boa usar os links encurtados para facilitar a leitura dentro de posts grandes, além de facilitar o compartilhamento dos endereços.

Quer um exemplo prático? O que é mais fácil lembrar: http://blogbits.com.br/2014/06/16/quais-sao-os-primeiros-passos-para-desenvolver-um-site-corporativo/ ou tinyurl.com/corporativo? Na segunda opção é muito mais garantido que alguém memorize seu link e indique para outro usuário sem precisar recorrer ao ctrl+c e ctrl+v, principalmente se estiver acessando por uma plataforma mobile.

A maior vantagem de usar um serviço de encurtamento de links, porém, está na possibilidade de se monitorar a quantidade de acessos em sua URL, além da visualização de toda a origem de tráfego.

Alternativas como o Bit.ly exibem, gratuitamente, alguns dados que podem ajudar na montagem de uma estratégia digital focada nos hábitos de acesso e compartilhamento de sua persona, além de trazer mais recursos para a montagem e análise de testes A/B com a disposição de seus links encurtados.

Ferramentas que podem ajudar

Hoje em dia são várias as opções para encurtar os seus links, mas as mais populares incluem o Bitly.com e o Tinyurl.com. Ambas garantem a análise de dados de acesso e personalização do link, além de serem super fáceis de usar.

Mas você também pode considerar outras opções, como:

E o que é a personalização de links?

Quando encurtamos uma URL, perdemos a parte descritiva do link, o que pode gerar desconfiança dos usuários no momento do clique, além de atrapalhar a leitura de bots de buscadores.

Nesses casos, é positivo considerar serviços como o ➡.ws, que permite a criação de um link encurtado ao mesmo tempo em que mantém a palavra chave (à sua escolha) de maneira descritiva. Ou mesmo o yourls.org, que traz uma série de scripts em PHP que liberam a utilização do seu domínio como encurtador personalizado de URLs. Assim você tem os benefícios do compressor de links enquanto garante a manutenção do bom SEO no seu site.

Agora que você já entendeu a importância de encurtar uma URL, que tal compartilhar os seus serviços favoritos? Aproveite a caixa de comentários e deixe sua contribuição!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + 2 =