Sistema operacional Linux: tudo o que você precisa saber

Sistema operacional Linux: tudo o que você precisa saber

0 Flares 0 Flares ×

Cada vez mais a tecnologia se transforma para ajudar nas necessidades de seus usuários. Este é o caso do sistema operacional Linux. Uma vez considerado uma “terceira via” neste meio, hoje é uma alternativa sólida para realizar as suas tarefas em um computador, e é um forte concorrente de outros grandes sistemas como o Windows e o Mac OS. Além disso, o Linux conta com diversas variações que podem se adaptar ainda mais às suas demandas.

O sistema operacional Linux também é um forte aliado ao trabalhar com hospedagem de sites. Considerado mais seguro e capaz de lidar com mais funcionalidades, é apontado como a melhor escolha para manter sua página ou loja virtual na internet.

Quer conhecer mais sobre esse sistema operacional? Então continue lendo nosso post!

O que é o sistema operacional Linux?

O Linux é originário do Unix, do qual o Mac OS, da Apple, também é derivado. Apesar de ser um nome muito difundido no mundo da tecnologia, existem diversas variações do Linux disponíveis ao público. Esta questão fica muito mais simples de entender se imaginarmos o Linux como um produto com múltiplas interpretações diferentes.

Neste ponto, o usuário pode contar com diversas opções. Uma das variações mais populares é o Ubuntu, que possui uma interface muito semelhante ao Windows e Mac OS, portanto facilitando a transição para quem vem destes ambientes. Outra possibilidade é o Lubuntu, uma versão mais leve com quase as mesmas funcionalidades.

Como funciona o Linux?

Conforme a tecnologia evolui, ela busca se tornar cada vez mais acessível para mais pessoas. Com os sistemas operacionais de computador, o movimento que pudemos observar nos últimos anos é como eles estão ficando cada vez mais parecidos. Windows, Mac OS e Linux costumam funcionar de forma bastante semelhante, com alguns detalhes que os diferenciam.

A forma como o sistema operacional Linux funciona é diferente no aspecto da instalação de programas. Nele, tudo é gerenciado a partir de pacotes instalados pelo prompt de comando ou uma central que atua como uma loja de aplicativos. Isso torna o processo mais rápido, permitindo que o usuário procure pelo que precisa em um só lugar, em vez de depender de diversos sites diferentes ou mídias físicas.

Linux possui diversas variações, então o modo de funcionamento pode mudar dependendo da versão pela qual você optar. 

Por que escolher sistema operacional Linux para hospedagem?

Este é o caminho mais indicado para diversos tipos de presença na internet. Se você vai ter um blog ou um e-commerce, vale a pena seguir com hospedagem em sistema operacional Linux. A criação e manutenção de bancos de dados MySQL, PHP e Perl, por exemplo, são atividades que são melhor conduzidas em ambientes baseados em Unix.

No entanto, hoje em dia não existem diferenças muito substanciais entre eles. Na maioria dos casos, as ferramentas podem ser adaptadas para trabalharem bem em Windows, por mais que necessitem de manutenção extra. Se possível, é mais vantajoso contar com Linux, mas é possível obter sucesso com Windows também.

Faça a sua escolha e aproveite as vantagens!

Se você está considerando Linux para a sua hospedagem na web ou para o uso cotidiano no computador, certifique-se de conferir os requisitos necessários e se a versão considerada por você possui tudo o que é preciso. Assim, você pode contar com todas as funcionalidades que precisa e o máximo de segurança.

Gostou do post de hoje? Se sim, com certeza você vai querer conferir as 4 vantagens de escolher uma hospedagem Linux.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 5 =