O que é um servidor semi dedicado? Entenda aqui!

O que é um servidor semi dedicado? Entenda aqui!

0 Flares 0 Flares ×

Atualmente, quando se fala em hospedagem de sites e infraestrutura de hospedagem, temos diversos tipos de serviço disponíveis para as mais variadas soluções. O fato é que para cada tipo de aplicação é importante escolher bem a melhor infraestrutura. Por esse motivo, hoje vamos conhecer sobre a opção de servidor semidedicado, sua funcionalidade e as vantagens de sua utilização.

O que é um servidor semidedicado?

Para entendermos o que é um servidor semidedicado, primeiramente precisamos entender o que é um servidor dedicado.

O servidor dedicado é um computador contratado exclusivamente para um cliente e, nesse caso, a máquina e seus recursos de armazenamento, memória e processamento não são divididos com outros clientes.

O servidor semidedicado ou VPS é uma opção com melhor custo-benefício, já que os recursos são divididos com outros clientes, acarretando uma divisão nos custos de utilização da máquina.

Conheça as vantagens

Uma das principais vantagens de um servidor semidedicado está no seu custo mais atrativo em relação ao servidor dedicado. Para quem precisa de uma solução robusta e similar à de um servidor dedicado sem gastar muito, essa pode ser uma opção interessante. No servidor semidedicado sua empresa desfruta das características de um servidor dedicado a um custo reduzido.

Além disso, os servidores semidedicados oferecem maior disponibilidade em relação aos servidores compartilhados, que deixam o seu site, e-commerce ou aplicação à mercê de outros clientes que podem derrubar o serviço por mau uso.

Além destas vantagens, uma das características mais procuradas por clientes que gostam de proteger seus sistemas é a privacidade. Usando um servidor semidedicado com o servidor exclusivo para você, você terá total privacidade em suas aplicações.

Servidores semidedicados geralmente oferecem um excelente monitoramento, mesmo que o acesso ao servidor seja feito por você, o monitoramento para garantir a disponibilidade fica por conta da empresa de hosting contratada.

Servidores semidedicados oferecem também a vantagem de performance, onde os recursos de CPU, memória e disco são 100% dedicados, apesar de os recursos totais da máquina serem compartilhados com alguns poucos clientes. Essa divisão é feita em um servidor virtualizado e independente inclusive de outras VPS no mesmo servidor. Cada VPS pode ser configurada de forma completamente independente.

Quando utilizar?

Os servidores semidedicados são mais usuais para aplicações que exigem uma performance superior e maior disponibilidade, com menos riscos de interrupção. E-commerces, portais, sistemas, apis para aplicativos mobile dentro outras aplicações robustas são indicadas para serem hospedadas em um servidor semidedicado. Já sites menores, como sites institucionais e blogs não tem a necessidade de serem hospedados em um servidor robusto como os dedicados, até mesmo pela questão do investimento financeiro. Para essas opções menores, bons servidores compartilhados ou hospedagem compartilhada como também são conhecidas, são suficientes.

Gostou do assunto? Conseguiu identificar as aplicações e funcionalidades dos servidores dedicados? Siga a Hostbits nas redes sociais e fique por dentro das diversas opções de serviços oferecidos para hospedar as mais diversas aplicações e soluções web. Nos vemos nos próximos artigos!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × três =