E-mail marketing: como utilizar no relacionamento com clientes

E-mail marketing: como utilizar no relacionamento com clientes

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A utilização do e-mail marketing já é conhecida pela maioria dos empreendedores, mas assim como as diversas estratégias de divulgação, há muitas formas de usar essa ferramenta para construir um relacionamento sólido com os seus clientes. 

Para ajudar você a compreender o poder existente na utilização do e-mail marketing de forma correta, listamos algumas dicas para turbinar os seus resultados. 

Valorizando as datas comemorativas 

Aniversário da empresa, da cidade, datas comemorativas como natal, páscoa e até a Black Friday, tudo isso pode ser utilizado como elemento principal de uma campanha de e-mail marketing

Seja pela predisposição existente para a compra em datas comemorativas ou oferecendo descontos imperdíveis, tudo isso faz com essas datas sejam tidas como momentos especiais para utilizar a ferramenta, não só como um canal de venda, mas também para demonstrar preocupação em manter o público consumidor bem informado e utilizar isso a seu favor.

Oferecendo conteúdos exclusivos por meio do e-mail marketing

Para a empresa, todo cliente é especial, mas fazê-lo se sentir assim acaba gerando resultados mais positivos. Nesse sentido, o e-mail marketing é um excelente mecanismo a ser utilizado, já que por meio dele é possível oferecer conteúdo de qualidade exclusivamente para os clientes cadastrados e mostrando os benefícios de eles estarem na sua lista. 

Levando em conta também que a busca por informação de qualidade é grande, utilizar essa ferramenta de uma forma que vá além de simplesmente anunciar produtos ou serviços é importante para aumentar a possibilidade de conversão. 

Ter o domínio de um assunto e compartilhar isso com os clientes cadastrados gera uma empatia por parte do público e isso é importante para a construção de uma presença online sólida. 

Ajudando o seu cliente a fazer a escolha certa

Uma das formas de se mostrar presente e focado no seu cliente é monitorar o seu perfil de interesse e utilizar isso para realizar ofertas que tenham a ver com o que ele procura. 

De forma prática, podemos citar o cliente que comprou um determinado produto (por exemplo uma camisa) e por meio dessa informação ajudá-lo a encontrar produtos complementares (uma calça ou bermuda, por exemplo) trazendo as melhores ofertas da sua empresa dentro deste segmento e aumentando as chances de realizar novas vendas.

Interagindo com o cliente durante as etapas da compra 

Indo além da possibilidade de ofertar, gerar conteúdo e oferecer vantagens, o processo de interação com o cliente também é uma ação que que pode ser explorada por meio da utilização do e-mail marketing.

Enviar uma comprovação da compra, informar sobre o andamento do pedido e solicitar que o cliente avalie todo o processo de venda após a finalização é muito importante.

Essas interações entre empresa e consumidor mostram uma preocupação que vai além do simples ato de realizar uma venda, evidenciando a busca por proporcionar uma boa experiência ao cliente e acompanhá-lo durante esse processo. 

Com base nos itens acima, é possível perceber o imenso potencial de uso dessa ferramenta e como tirar proveito disso para conquistar e fidelizar clientes, contribuindo assim para uma presença digital forte e com resultados de alto nível. 

Gostou desse artigo e quer se aprofundar no assunto? Então fique por dentro dos principais erros na utilização do e-mail marketing e como evitá-los. 

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