Empresário de verdade é antenado e gosta de saber um pouco de tudo, não é…
Pense em como funcionaria uma lista telefônica limitada ao seu bairro. Alguém, em algum momento e lugar, adquiriu o nome completo e o telefone de cada pessoa de cada rua da sua área residencial e organizou em ordem alfabética para publicação. Agora vamos expandir o conceito, adicionar mais alguns parâmetros, torná-lo digital e temos um banco de dados!
Como o próprio nome já diz, se trata de um armazenamento de informações, um conjunto de arquivos, organizados de forma a facilitar a manipulação e pesquisa desses dados. Vamos conhecer qual a importância do banco de dados e como eles nos auxiliam em diversos serviços.
Vital para boas operações, um bom sistema de gerenciamento do banco de dados permite a adição, exclusão e atualização de registros. Cada elemento deve ser colocado em campos separados, como, a exemplo de uma inscrição de novo usuário, nome, sobrenome, e-mail, senha, telefone, endereço etc. Se precisássemos procurar por uma pessoa de nome comum na lista telefônica, não seria útil adicionar o campo “bairro” para filtrar?
A necessidade de utilizar um sistema bem estruturado permite a classificação de informações e acelera e facilita seu acesso. As tabelas adéquam, filtram e organizam seus arquivos, além de possibilitar a relação entre si. Elas podem separar clientes ativos e em potencial, funcionários e administradores, por exemplo.
Um database que utiliza de uma tabela, como a citada do registro de usuário, é classificado como banco de dados de arquivo simples. Quando já relacionamos de duas ou mais tabelas e começamos a cruzar suas informações, extrair e comparar, o nomeamos como banco de dados relacional.
Podemos dividir websites em estáticos e dinâmicos. Aqueles que não sofrem alteração, seja ela no conteúdo ou no layout da página, quando clicamos em botões ou links, é o tipo estático. A mudança ocorre somente quando o usuário carrega uma nova página ou quando o administrador insere um novo conteúdo. É armazenado num sistema de arquivos web e sempre será do mesmo formato.
Já os sites dinâmicos, como o nome diz, alteram-se cada vez que são carregados, sem ação do webmaster. Se um usuário clicar em uma imagem, pode-se observar alterações na página em particular. O fato do conteúdo ser armazenado fora do sistema de arquivos web faz a administração ser facilitada e pode-se alterar dados rapidamente.
Depois de saber qual a melhor hospedagem de sites pra você, considere estimar o que terá em seu domínio e como gostaria do acesso dos seus usuários a ele. Sites gerados através de Banco de Dados são comumente:
Plataformas de e-commerce: por suas atualizações constantes nas informações como preços, ofertas e serviços, utilizá-lo garante que os usuários sempre encontrem suas páginas em suas versões mais recentes;
Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS): sempre que é um sistema desse tipo, é garantido ser uma base guiada a dados. Geralmente são editores de fácil acesso a usuários que não possuem habilidades de programação, que permitem publicar, editar e deletar conteúdo, como o WordPress;
Blogs: a maior parte dos blogs e fóruns são baseados em BD pelo seu envolvimento em constantes atualizações pelos usuários. Se alguém está curtindo ou comentando, existe uma constante atualização para exibir tal resultado.
É mais fácil e rápido de inserir conteúdos, quando se pode manipular o banco de dados. Alguns cliques e pronto, alterações feitas em tempo real! Não há a necessidade de conhecimento ou expertise em HTML para alterar informações.
A escalabilidade do seu negócio aprecia o sistema, quando você escolhe a hospedagem certa. Sua empresa crescerá com o tempo e a base de dados oferece espaço para tal. Modificar seus gráficos, layout e interatividade pode ser feito a qualquer hora.
Identifique seus clientes, conheça seu público! Dados são conhecimento! Aproveite a importância do banco de dados e crie promoções personalizadas e ações de marketing ideais! Curta nossa página no facebook e mantenha-se informado para prover sites cada vez melhores!