Quais as vantagens de utilizar WordPress?

Quais as vantagens de utilizar WordPress?

0 Flares 0 Flares ×

As vantagens do WordPress (WP) são inúmeras, possibilitando que uma pessoa apoie a plataforma por motivos completamente diferentes de outra. Ela pode ser adaptada, seja para qual propósito final, de um simples blog a uma loja on-line complexa com uma infinidade de produtos à venda.

Quantas vezes já nos pegamos procurando um assunto que nos levou a uma página com “wordpress.com” em seu link? Quantos de nós não ouvimos um colega falar em quantas visitas o blog sobre o cachorro do vizinho tem por mês, nos assustando com o número sem que tenha havido gasto algum envolvido?

É muito comum ouvir, quando se trata da criação de sites do WP, “É fácil de usar, intuitivo, todo mundo conhece”, mas vamos nos aprofundar um pouco mais.

A plataforma

Iniciada como plataforma para blogs em 2003, sua evolução e desenvolvimento fizeram com que se adaptasse também como um Content Management System (CMS: sistema de gerenciamento de conteúdo). O novo propósito era permitir que qualquer pessoa conseguisse gerar e administrar um site, atualizando com o conteúdo de sua escolha.

O WordPress já é usado em todo o mundo e domina mais de 70% do mercado de CMS e 26% do de desenvolvimento web. Não é para menos, partindo de uma ferramenta que não requer custos de licença e não se limita a desenvolvedores ou empresas de desenvolvimento. Por ser open source, seu código-fonte é aberto, o que possibilita ao usuário customizar da forma como preferir.

Não é preciso programar

Você não domina PHP, HTML, CSS nem nenhuma linguagem de programação com siglas difíceis? Sem problemas! O software é bem desenvolvido, estruturado e documentado, proporcionando fácil entendimento.

Em apenas 5 passos você configura a plataforma WordPress para o seu site. Ainda existe um fórum de suporte excelente e em português, onde os desenvolvedores conversam sobre todo tipo de ideia, problemas e soluções.

Até mesmo técnicas de alto nível, como o SEO (Search Engine Optimization: otimização de mecanismos de pesquisa — o processo de otimização de um site que utiliza palavras-chave para deixá-lo mais amigável a pesquisas como a do Google), estão presentes e são de fácil acesso.

Basta inserir no campo homônimo suas palavras-chave e a plataforma faz todo o resto para você.

Principais vantagens do WordPress

Existem mais de 40 mil plugins e temas disponíveis para baixar e customizar o seu site ou blog, dado o ecossistema poderoso e rico, e a quantidade de desenvolvedores que isso trouxe ao WP. Os plugins são formas de estender as funcionalidades de um site e existem para integrar lojas virtuais, catálogos, redes sociais e muito, muito mais.

O melhor tema que você pode escolher é aquele que se encaixa em sua proposta e possui responsividade, ou seja, funciona bem em computadores, celulares ou tablets. Uma recomendação da própria Google: a melhor forma como um site pode ser desenvolvido é alcançando o maior número de acessos. 

Já ouviu a frase “A interface é como uma piada”? Com a escolha de um bom tema e a distribuição de elementos, não há necessidade de explicar nada em seu site! A interface do WordPress é simples para a gestão de conteúdo, então caberá a você torná-la assim também para o seu leitor ou usuário.

São inúmeras as vantagens, e é verdade: você pode criar usuários administrativos, de escritores, de revisores e outros; a plataforma é atualizada, em média, três vezes ao ano e recebe tratamentos de segurança e implementação de novos recursos; seu site institucional e seu blog podem funcionar de forma integrada; você ainda pode utilizar os aplicativos para iOS e Android e fazer a gestão de onde estiver.

As vantagens do WordPress são cada vez maiores e já sabemos qual o melhor CMS para seu site, certo? Comente abaixo o que você acha sobre o WordPress!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 3 =