Formulário de contato: saiba como criar um formulário o wordpress

Formulário de contato: saiba como criar um formulário o wordpress

0 Flares 0 Flares ×

Você é dono de uma pequena ou média empresa e quer melhorar seu blog ou site em WordPress? Já pensou em interagir mais com seus clientes?

Uma maneira simples de fazer isso é criando um formulário de contato em sua página. A partir dele, você estabelece mais um meio de comunicação para ouvir as dúvidas, sugestões e críticas do seu público.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe esta publicação e confira um passo a passo sobre como instalar e configurar um plugin de formulário de contato no WordPress.

Qual plugin vale a pena escolher?

Atualmente, existem centenas de plugins de formulário de contato disponibilizados na web por desenvolvedores de todo o mundo. Alguns deles são pagos, mas também é possível encontrar boas opções gratuitas.

Entre elas, destacamos o Contact Form 7, que para encontrá-lo, basta acessar o seu painel no WordPress ou ir direto na sua página.

Ele permite que você inclua vários add-ons de terceiros, que funcionam de maneira complementar. Sendo, também, uma alternativa bem popular para quem deseja um plugin gratuito, customizável e eficiente.

Como instalá-lo e configurá-lo?

Passo 1: instalação e ativação

Instale o plugin do Contact Form 7 em seu WordPress, em seguida, ative-o e vá até ao seu menu.

Passo 2: configuração

Na página de configuração, escolha um nome para o seu formulário. Se o CMS estiver configurado para o Português, você terá campos básicos como nome, e-mail, assunto e mensagem já prontos para o uso.

Passo 3: personalização

Para personalizar seu formulário, utilize o botão “Gerar tag”. Há muitas opções de campo disponíveis, você pode optar por criar, por exemplo, um menu drop-down. Escolha um nome fácil de identificar no futuro e insira as opções em cada linha.

Passo 4: cópia e colagem dos códigos

Os códigos serão exibidos automaticamente, basta copiá-los: o primeiro deles, em fundo marrom, deve ser colado no campo “Formulário”. Já o segundo, em fundo verde, no campo “E-mail”.

Passo 5: inclusão de e-mail

Inclua no campo “Para” o endereço eletrônico o qual as mensagens devem ser encaminhadas. Já no campo “De”, insira uma conta de e-mail ativa em seu domínio. Depois disso, salve o formulário.

Passo 6: cópia e colagem do código

Para que o formulário seja exibido em um site, post ou widget de texto, você deve colar o código gerado pelo plugin e em seguida, salve-o. Parabéns, ele já está pronto!

Passo 7: teste

Não custa nada testar para ver se está tudo como foi planejado, não é mesmo? Acesse a página de contato, preencha o formulário e clique em “Enviar”. Se estiver tudo correto, você verá a seguinte notificação em sua tela: “Sua mensagem foi enviada com sucesso. Obrigado.”

Seguindo todas essas orientações, você criará um formulário de contato no WordPress com facilidade, afinal, ele demanda pouco conhecimento de HTML. E, claro, fique à vontade para montar quantos deles desejar e com os campos mais variados.

Curtiu este post sobre como criar um formulário de contato no WordPress? Então, continue a sua visita e leia agora mesmo “Os 4 melhores plugins e widgets para blogs WordPress”!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − 5 =