Você sabe qual é a diferença entre wordpress.org e .com?

Você sabe qual é a diferença entre wordpress.org e .com?

0 Flares 0 Flares ×

O WordPress é um dos nomes mais famosos na área dos sistemas de gerenciadores de conteúdo (CMS, content management systems). Altamente customizável e capaz de servir de motor para diversos tipos e formatos de sites, é a escolha ideal para quem deseja aproveitar tudo o que a web tem a oferecer de positivo para o próprio negócio.

No entanto, escolher WordPress não é o bastante. Existem duas edições do mesmo sistema com algumas diferenças bem importantes. A primeira, WordPress.org, permite realizar várias customizações. A outra, WordPress.com, você pode criar e hospedar seu site ou blog utilizando os recursos que eles disponibilizam.

Escolher qual dos dois é o melhor caminho para o seu site é o primeiro passo para começar a aproveitar os benefícios que o WordPress pode trazer para o seu site. Portanto, veja a seguir as principais características deles e de que forma satisfazem as suas necessidades.

WordPress.org

Neste caso, você baixa e instala o software WordPress gratuitamente na sua hospedagem.  No entanto, não se desespere: em todos os nossos planos de hospedagem de sites, disponibilizamos um instalador automático de WordPress para facilitar o seu trabalho. Confira aqui como fazer a instalação do WordPress em sua hospedagem.

Como você é responsável pela manutenção do sistema, você poderá instalar plug-ins, temas e desenvolver novas funcionalidades, integrações, etc. Isso permite um controle muito mais preciso a respeito do seu site, já que é possível deixá-lo exatamente da forma como você deseja. 

WordPress.com

Se você não tem tempo nem vontade de administrar a hospedagem do seu site ou configurar cada detalhe dele, vale a pena escolher o WordPress.com. 
Porém, WordPress.com possui uma série de limitações como a obrigatoriedade de utilização de subdomínios, templates pré-definidos e com poucas opções de customização, espaço de armazenamento restrito, não é possível instalar plugins, além de outras. 
Algumas funcionalidades extras, como edição do CSS e utilização de domínio próprio, estão disponíveis no WordPress.com apenas mediante a pagamento, nesse caso, pode ser melhor você ter uma hospedagem e domínio próprios do que pagar uma rede de blogs e não ter todas as funcionalidades e liberdade que o WordPress oferece.

Qual edição do WordPress escolher para o seu site?

Como dito no começo, ambas as opções fornecem toda qualidade já comprovada da plataforma WordPress, no entanto enquanto em uma delas existem limitações atreladas as opções de planos, na outra a liberdade e controle são totais, por isso antes de realizar sua escolha vale se planejar e por no papel tudo aquilo que espera e necessita em seu site.

Portanto, tudo vai depender do quanto você gostaria de se envolver com os pormenores de configuração do seu próprio site. Para ter total controle a respeito de todos os aspectos do seu projeto, é necessário escolher o WordPress.org. A instalação fica sob sua responsabilidade, assim como a personalização de tudo o que for preciso em suas páginas.

Se deseja apenas cuidar de conteúdo e deixar o CMS tomar conta de o resto, vale a pena optar pelo WordPress.com. O sistema possui diversos recursos prontos para facilitar o seu trabalho e focar completamente na produção de conteúdo. O serviço é gratuito, mas oferece hospedagem com domínios a partir de uma mensalidade.

Com todo esse conhecimento adquirido a respeito das diferentes edições do WordPress, você já é capaz de decidir qual delas é a melhor escolha para as necessidades do seu site. Leve em consideração cada característica dessas duas alternativas e pense bem em quais delas são decisivas para o que você precisa. É sempre válido contar com as ferramentas certas para as suas atividades, portanto não apresse essa decisão.

Já fez a sua escolha? Conte para a gente nos comentários por qual das duas edições você vai optar.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − cinco =